Turismo

MSC Cruzeiros está a criar o 'Ocean Cay MSC Marine Reserve' nas Bahamas Ocidentais

Ver Galeria

A MSC Cruzeiros, maior companhia privada de cruzeiros do mundo com sede na Suíça, líder de mercado na Europa, incluindo Portugal, na América do Sul e Sul de África, deu início à construção da Ocean Cay MSC Marine Reserve. Situada no sul de Bimini, nas Bahamas, a ilha está a ser criada para se tornar num paraíso natural exclusivo para os viajantes da MSC Cruzeiros a partir de Novembro de 2018. O Honorável Senhor Gladstone Christie, Primeiro Ministro das Bahamas, juntou-se a Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, na Cerimónia oficial de Inauguração, juntamente com outros ministros e representantes do governo das Bahamas. Este notável acontecimento marca o início oficial dos trabalhos que vão transformar este antigo local industrial de extracção de areia no seu estado originalmente preservado.

O desenvolvimento da Ocean Cay MSC Marine Reserve faz parte do plano de investimento sem precedentes de €9 mil milhões da MSC Cruzeiros, que inclui a construção de 11 novos navios inteligentes de próxima geração, que entrarão ao serviço entre 2017 e 2026. A primeira fase de desenvolvimento da reserva marinha começa agora, uma vez que foi limpo da ilha todas as infraestruturas industriais anteriormente existentes para que seja possível, novamente, a sua transformação numa reserva marinha intocada.

Durante o evento da Cerimónia de Inauguração, Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirma: “Trabalhando em parceria com o Governo das Bahamas, o nosso objectivo é transformar um deserto industrial num ambiente próspero de igual modo para os homens e para a natureza, trazendo toda a ilha e as águas que a rodeiam de volta à sua condição original. E ao fazê-lo, aumentaremos substancialmente o já forte investimento do Grupo na economia das Bahamas, proporcionando também, a longo prazo, novas oportunidades de emprego para a população local.”

“Como testemunho da nossa capacidade de inovação, serão construídos um cais e um porto dedicados que permitirão aos nossos navios atracar directamente na Ocean Cay MSC Marine Reserve. A ilha tornar-se-á, assim, uma perfeita extensão do navio.”

Gianluca Suprani, Head of Global Port Development and Shore Side Activities da MSC Cruises, acrescenta: ”Situada apenas a 104 kms a Este de Miami, Flórida, a Ocean Cay MSC Marine Reserve oferece uma lindíssima costa com 3475 metros rodeada por águas azuis cristalinas repletas de vida marinha singular. A ilha dispõe de alguns dos melhores areais de aragonite no mundo e, quando os trabalhos estiverem terminados, as suas águas ficarão novamente repletas de corais e de uma vida marinha bastante rica. Tornar-se-á num verdadeiro destino exclusivo que permitirá aos viajantes da MSC Cruzeiros conhecerem o melhor que as Caraíbas têm para oferecer.”

Um abrangente plano paisagístico vai incluir a plantação de uma grande variedade de árvores, ervas, flores e arbustos indígenas das Caraíbas na ilha, que regressarão ao seu exuberante habitat natural.

O MSC Seaside e outros navios da MSC Cruzeiros que estarão a navegar pelas Caraíbas, realizarão escalas regulares na Ocean Cay MSC Marine Reserve incluídas nos seus itinerários, a partir de Novembro de 2018.

Sobre a Ocean Cay MSC Marine Reserve

A Ocean Cay MSC Marine Reserve faz parte das ilhas Bimini nas Bahamas Ocidentais. É uma das ilhas mais próximas do Sul da Flórida e do Norte de Cuba. A sua localização única oferece uma grande flexibilidade para que os navios da MSC Cruzeiros possam realizar escalas na ilha, continuando a sua viagem pelas Caraíbas Ocidentais ou Orientais.

História

A ilha é um antigo local industrial de extracção de areia. Trabalhando em parceria com os ecologistas e Governo das Bahamas, a MSC Cruzeiros vai transformar este local industrial numa ilha paradísica natural.

Areia de Aragonite

A areia de Aragonite é considerada uma das melhores areias do mundo. Não só é extremamente branca, mas tem também propriedades incríveis e é considerada essencial para as condições da recriação dos recifes.

Reserva Marinha

Para proteger a natureza preservada da área, a ilha será rodeada por 84 milhas quadradas de reserva marinha, sendo permanentemente protegida da prática de pesca ou qualquer outro desenvolvimento que altere o habitat aquático, excepto quando necessário para acompanhamento científico.

Paisagem

Um abrangente plano paisagístico vai incluir a plantação de uma grande variedade de árvores, ervas, flores e arbustos indígenas das Caraíbas na ilha, que regressarão ao seu exuberante habitat natural. Uma grande percentagem do orçamento do projecto é dedicado ao programa de plantação que vai incluir cerca de um quarto de um milhão de plantas.

O melhor das Caraíbas

A ilha tem uma lindíssima costa com 3475 metros rodeada por águas azuis cristalinas repletas de vida marinha singular. Existem 4 praias escondidas em enseadas e cinco praias de classe mundial cada uma com ambiente, ambiência, personalidade e objectivo diferentes.

Aspectos Sustentáveis

Como uma Reserva Marinha, a Ocean Cay MSC Marine Reserve será um projecto sustentável em todos os aspectos, desde a construção às operações e com o objectivo de preservar este ambiente natural. A ilha terá disponíveis infraestruturas sustentáveis de última geração e será autossuficiente com reaproveitamento total de toda a água. Outras características importantes do sistema incluem: uma quinta solar, abastecimento de água através de osmose reversa, utilização de ventilação natural, LED e controle padrão de iluminação, tratamento e reutilização avançados de águas residuais.