Turismo

Queixas dos clientes das agências diminuem 9%

O Provedor do Cliente das Agências de Viagens estima que em 2012 haja menos 5 a 6% de queixas, confirmando-se a tendência registada no ano passado. Em 2011, o serviço tutelado por Vera Jardim recebeu 558 reclamações, o que representou uma quebra homóloga de 58,4%, lembrando que 2010 fica marcado pelo fecho da Marsans.

Para já e até Novembro o número de reclamações caiu 9% para 507 reclamações. A maioria das queixas resulta das más condições de alojamento e transporte (37% dos casos), da alteração às condições contratadas (17% dos casos) e dos atrasos nos voos. A qualidade dos serviços hoteleiros prestados e a relação preço-qualidade foi aliás um dos aspectos sublinhados por Vera Jardim no 38.º Congresso da APAVT, que criticou o facto de “em certos destinos parecer que só há hotéis de 5 estrelas”, o que cria expectativas elevadas nos clientes, com frequência, desfasadas da realidade.Vera Jardim garante que 60% das reclamações foram total ou parcialmente favoráveis ao reclamante.

O Provedor deixou conselhos aos agentes do sector turístico. Por exemplo, que pormenorizem o 'tudo incluído', que apostem na trasnparência da informação, sobretudo nas componentes preço e condições e que respeitem o facto do viajante ser “um pré-stressado”.

Em anos normais, sem nuvens, tufões ou insolvências de operadores, o serviço do Provedor recebe cerca de 600 queixas.