Turismo

Aeroportos de Moçambique receberam um milhão de passageiros em 2015

Os Aeroportos de Moçambique receberam em 2015 cerca de um milhão de passageiros, um número recorde na história da companhia, informou hoje o diretor da companhia pública moçambicana, Acácio Tuende.

Falando à comunicação social durante uma conferência de balanço das atividades de 2015, Acácio Tuende disse que a meta de um milhão de passageiros foi atingida na terça-feira e constituiu um motivo de orgulho para a companhia, destacando que, internacionalmente, os aeroportos são considerados produtivos quando alcançam esta cifra.

"Nós, como Aeroportos de Moçambique, temos o orgulho de afirmar que, desta vez, vamos fechar o ano com chave de ouro", salientou o diretor da companhia, acrescentando que o mês de dezembro foi o que mais contribuiu para que se atingisse a meta, devido à movimentação de pessoas resultante da quadra festiva.

Estes resultados, prosseguiu o diretor da companhia, surgem como consequência dos investimentos que a empresa está fazer na reabilitação da pistas e dos sistemas de segurança, um projeto que visa modernizar e flexibilizar os serviços prestados pela companhia.

Em agosto, o aeroporto beneficiou de cerca de 20 milhões de euros, disponibilizados pelo Banco Europeu de Investimento e pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para financiar o projeto de reabilitação e melhoria das áreas de manobra.

Em 2014, segundo dados avançados durante a conferência de hoje, o aeroporto conseguiu transportar cerca de 992 mil passageiros.