Turismo

Governo quer reduzir tarifas aéreas entre os Açores e continente

O novo secretário regional do Turismo e Transportes,  Vítor Fraga, assumiu o compromisso de reduzir as tarifas aéreas entre  os Açores e o continente e de abrir o mercado aos operadores low-cost. O governante, que discursava no Parlamento açoriano, reunido na cidade  da Horta para a discussão do programa do Governo para os próximos quatro  anos, entende que o atual sistema de transportes aéreos garante "regularidade  e fiabilidade", mas "enferma de custos elevados para os utilizadores".   "As obrigações de serviço público para as ligações ao continente apresentam  potencial de diminuição dos preços dos bilhetes, bastando para isso a abertura  do setor, ainda que regulada, a outros operadores que tragam para o mercado  agressividade comercial e salutar concorrência", explicou o governante.

O novo titular da pasta dos Transportes, não se referiu, na sua intervenção,  a nenhum valor concreto para redução das passagens aéreas, mas o programa  do Governo refere na página 192, que o objetivo é baixar o custo das tarifas  para residentes para "cerca de 134 euros".

Vítor Fraga disse que aguarda "com expetativa", a resposta do Governo  da República à proposta de alteração às obrigações de serviço público apresentada  pelo executivo açoriano, para clarificar esta matéria.    No seu entender, o novo modelo "terá que manter as atuais gateways",  bem como um "sistema de subsidiação dos encaminhamentos", e um maior número  de ligações diretas ao Porto.

Segundo o governante, a revisão das obrigações de serviço público, vai  permitir também diminuir os custos das passagens aéreas nas ligações inter-ilhas.

Em matéria de transportes marítimos, Vítor Fraga anunciou a intenção  de proceder à "fusão" das duas empresas públicas que operam nos Açores (Atlânticoline  e Transmaçor), com vista à redução dos custos de operação.