Turismo

Visitas a familiares e amigos são maior razão para viajar até Porto e Norte

As visitas a família e/ou amigos estão no topo dos motivos dos turistas estrangeiros que visitam o Porto e Norte de Portugal, sendo, em média, os visitantes que mais tempo passam na região, segundo um inquérito hoje divulgado.

De acordo com o inquérito de perfil dos turistas do Porto e Norte de Portugal feito durante o primeiro trimestre deste ano pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o aeroporto Francisco Sá Carneiro, 37% dos inquiridos indicaram como principal motivo da viagem a visita a familiares ou amigos, seguindo-se 31,2% em férias e 28,4% em negócios.

Já no final do ano passado, o inquérito aos viajantes referente ao terceiro trimestre de 2014 concluía que a maioria dos visitantes aterrava no aeroporto Sá Carneiro com o propósito de "visitar família e amigos" e que estes, na sua maioria, ficavam alojados em locais fora do Grande Porto.

Perto de dois terços (60,6%) de quem se deslocou à região para estar com familiares e amigos visitou só o Norte do país, enquanto quer os turistas em férias quer aqueles em viagens de negócios visitaram, na maioria, só o Grande Porto.

Mais de 90% dos inquiridos que visitaram o Porto e Norte em férias disseram não ter ponderado qualquer outro destino quando decidiram viajar.

"O turista que visita o Porto e Norte de Portugal tem idades compreendidas entre os 26 e os 50 anos. Relativamente ao estado civil, 65% dos turistas são casados ou vivem em união de facto. O nível de rendimentos situa-se maioritariamente entre 2.000 a 3.000 euros", pode ler-se no comunicado que acompanha o estudo.

Cerca de um terço (32,1%) de quem viajou para visitar conhecidos no Grande Porto ficou em Matosinhos e igual percentagem ficou alojada em Gondomar, enquanto os turistas em lazer alojaram-se, numa proporção de 64,1%, no Porto.

No que diz respeito à duração da estada, os turistas em visita a familiares e amigos pernoitaram, em média, 9,19 noites, por comparação às seis dos turistas em férias e às 1,73 dos visitantes de negócios.

No consumo médio, são os turistas em férias que mais gastam na região Porto e Norte de Portugal, com um montante de 912 euros, acima dos 671 de quem visita amigos ou familiares.

O inquérito obteve 384 questionários válidos realizados na sala de embarque do aeroporto do Porto enquanto as pessoas esperavam pelo seu voo.