Turismo

Dormidas na Madeira caem 3,5% em Setembro

A diminuição de turistas dos mercados interno (- 13,1%) e britânico (-14,9%) contribuíram para o decréscimo de 3,5% no número de dormidas, em Setembro, nas unidades hoteleiras da Região.

Os dados da actividade turística do mês de Setembro, divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a Madeira registou 556,8 dormidas.

Com uma taxa líquida de ocupação-cama de 65,1%, a Madeira manteve a liderança neste indicador ainda que com uma descida em comparação aos 66,6% registados em Setembro do ano passado. Há a registar um ligeiro aumento na estada média que passou de 5,6 para 5,7 noites, em termos hómologos.

Quanto a proveitos, a Madeira registou uma diminuição de 4%.

Proveitos da hotelaria caem 2% até Setembro

No total, as dormidas nos hotéis estabilizaram nos primeiros nove meses deste ano, aumentando 0,2% face ao período homólogo de 2011, mas os proveitos caíram 2% para 1,5 milhões de euros, segundo estatísticas do INE.

Entre Janeiro e Setembro, a hotelaria registou 32,5 milhões de dormidas, um valor muito próximo do dos primeiros nove meses de 2011, e acolheu 11,1 milhões de hóspedes, menos 1,2% que no período homólogo anterior.

Só em Setembro a hotelaria registou 4,6 milhões de dormidas, mais 3,6% do que no mesmo mês de 2011, contribuindo para este resultado o ligeiro acréscimo (mais 0,4%) do mercado interno, que inverteu a tendência decrescente verificada há doze meses consecutivos.

O maior contributo foi dos mercados externos, que cresceram 4,9% destacando-se os mercados irlandês, alemão e holandês.

Os proveitos não acompanharam o crescimento das dormidas, caindo em termos homólogos 2,1% os proveitos totais e 0,6% os proveitos de aposento.