Turismo

56 empreendimentos turísticos com galardão da qualidade ambiental

Este ano foram dez as candidaturas apresentadas ao Distintivo Turístico de Qualidade Ambiental, todas referentes a estabelecimentos hoteleiros da Madeira. Hoje de tarde, na entrega dos galardões, a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, disse que este distintivo já abrange 56 empreendimentos turísticos da Região e que a meta, nos próximos anos é que todos os estabelecimentos estejam contemplados por este diploma.

De acordo com a apreciação efectuada, a comissão de avaliação determinou que, destas dez candidaturas, sete fossem consideradas como aliadas do ambiente (nível ouro), uma demonstrasse atitude ambiental (nível prata) e duas fossem classificadas como amigas do ambiente, o patamar mais elevado correspondente à excelência.

Conceição Estudante avançou que, neste momento, e em apenas quatro anos, 51% das camas disponíveis na hotelaria regional já estão abrangidas e contempladas pelo distintivo turístico de Qualidade Ambiental. Este galardão foi criado em 2009, reconhecido, em 2011, pela Organização Mundial do Turismo com o prémio Ulisses na categoria 'Inovação na Governação' e abrange actualmente 56 empreendimentos turísticos, de entre os quais 5 são empresas de animação turística.

A secretária regional salientou que a meta é que, nos próximos anos, todos os empreendimentos turísticos da Madeira venham a ser contemplados por este diploma, o que considera algo superável dada a sintonia e entusiasmo existentes. "Ao atingir este patamar, os nossos empreendimentos turísticos encontram-se melhor posicionados e mais capacitados para se candidatarem a outras classificações a nível nacional ou internacional", frisou.

"Ao criar o distintivo turístico de qualidade ambiental 'Estabelecimento Amigo do Ambiente' quisemos contribuir para a maior qualificação e diferenciação da oferta turística da Região, quisemos incentivar as empresas a adoptarem procedimentos de qualidade e eficácia ambientais, que simultaneamente pudessem contribuir para a sustentabilidade imagem e maior competitividade do destino no mercado", explicou.

A governante recordou também que, em 2008, o destino Madeira, através da Secretaria Regional, candidatou-se ao Sistema de Medição da Excelência dos Destinos, criado no seio da Organização Mundial de Turismo, no sentido de obter uma avaliação que classificasse o seu posicionamento e performance e apontasse os rumos a seguir para a implementação de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, a médio e longo prazos. Dos 15 itens em que a Madeira foi avaliada, e numa escala de 0 a 100%, 12 encontravam-se acima dos 60% e em nenhum item avaliado a Madeira se encontrava abaixo dos 50%.

No próximo ano darão início à revalidação das primeiras distinções obtidas em 2009 – e que têm um prazo de durabilidade de quatro anos – de modo a confirmar o cumprimento dos princípios e boas práticas preconizadas pelo Distintivo Turístico de Qualidade Ambiental.