Turismo

Conceição Estudante apela a outras formas de manifestação

A secretária regional de Cultura, Turismo e Transportes contestou esta manhã a greve geral convocada para amanhã pelos efeitos que provoca em todos os sectores de actividade. "Eu diria que todos nós devemos estar preocupados com uma greve geral num país que está com as dificuldades financeiras que todos nós conhecemos e que vai afectar mais uma vez e profundamente a economia, não apenas no sector dos transportes, no sector das exportações e toda a economia em geral porque é a paralisação da criação de riqueza por um dia", disse.

À margem da sessão de informação sobre o 'Turismo - Novas Soluções de Financiamento à Empresas', esta manhã no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), Conceição Estudante considera que esta "não é uma boa intenção". "Acho que as pessoas têm outra forma de manifestar a sua opinião, a sua liberdade de expressão, sem paralisar o sector que, neste momento, é aquele que mais preocupa toda a nação, quer os poderes públicos, quer as próprias empresas".

Relativamente aos transportes, a secretária, com a tutela desta área, sublinhou que estão "assegurados os serviços mínimos". Porém, salientou, "naturalmente que eles não respondem à total necessidade, quer de transportes marítimos, quer de transportes aéreos.".

"Vamos fazer votos e ter a esperança que muitas das pessoas que iriam chegar amanhã e que iriam viajar amanhã tenham tomado as suas medidas, no sentido de minimizar e alterar, e não desistir, sobretudo aqueles que vinham como turistas à Região."

Tendo em conta a greve geral, o vice-presidente da ANAM, Roberto Santa Clara, lembrou que as pessoas que têm marcada viagem para amanhã devem contactar as suas companhias e agendes de viagem. Uma forma de "minimizar" os constrangimentos.

Há companhias que já procederam à antecipação ou cancelamento de voos por precaução, pelo que hoje e na quinta-feira deverá haver um acumular de operações.