Turismo

Aeroporto da Madeira cresce 3,7% e bate recorde

O aeroporto da Madeira fechou o ano de 2014 com cerca de 2,46 milhões de passageiros, um aumento de 3,7% quando comparado com o período homólogo, informou a Aeroportos e Navegação Aérea (ANA).

De acordo com a gestora aeroportuária, em 2014 passaram pelo aeroporto da Madeira 2.459.793 passageiros de voos comerciais, valor que é considerado "um recorde absoluto", pois o máximo de passageiros tinha-se registado em 2008, quando se atingiu 2.446.924 passageiros.

Na nota distribuída, a ANA informa que para este resultado contribuiu o bom desempenho dos principais mercados emissores, Portugal, Reino Unido e Alemanha, que "representam cerca de 75% do total do tráfego".

Realça ainda "a evolução muito positiva dos mercados francês e polaco, com destaque para este último no qual se registou a abertura de três novas rotas", em 2014.

Em termos de companhias áreas, em 2014, a TAP manteve a posição de maior transportadora de passageiros na região, "registando um crescimento de cerca de 2% face ao período homólogo".

Mas foram as chamadas companhias de baixo custo (Easyjet e Transavia) que "contribuíram de forma mais decisiva para os resultados registados em 2014, com um acréscimo de cerca 70.000 passageiros relativamente a 2013".

Já o Aeroporto do Porto Santo registou 107.626 passageiros, mais 11% face ao período homólogo.

Informa a ANA que o crescimento aéreo da 'ilha dourada', "resulta da consolidação das operações já existentes provenientes do Reino Unido e Itália, bem como da introdução de novas rotas com origem em Dusseldorf, Santiago de Compostela e Madrid".