Turismo

Cruzeiros no Douro da Barcadouro com número recorde de passageiros em 2013

A empresa de turismo fluvial no Douro Barcadouro  transportou em 2013 um número recorde de passageiros - mais de 50 mil --  o que lhe permitiu aumentar a faturação em 48%, para mais de 2,2 milhões  de euros.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte da empresa, que opera quatro embarcações  marítimo-turísticas (duas de médio porte e duas de grande porte), 2013 foi  o ano em que, nos seus 18 anos de atividade, mais turistas transportou nos  cruzeiros de um e de dois dias que assegura no rio Douro.

A partir de quarta-feira, a Barcadouro amplia a sua oferta ao passar  a integrar uma visita guiada ao Museu do Côa -- recentemente distinguido  com o Prémio de Arquitetura do Douro -no programa do seu mais recente serviço  Régua-Pocinho-Régua, denominado "Douro Côa".

"No mesmo dia, o turista fica a conhecer o essencial de duas áreas classificadas  pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)  como Património Mundial da Humanidade: a paisagem característica do Alto  Douro Vinhateiro e a arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa",  destaca a empresa.

O cruzeiro parte pelas 8:30 do cais da Régua, subindo o rio Douro até  ao Pocinho, onde se articula com um autocarro com destino a Vila Nova de  Foz Côa, para visita ao museu local. O regresso à Régua é feito de comboio  ao final da tarde, pelas 19:07, desde a estação do Pocinho.

Segundo o fundador e administrador da Barcadouro, Fernando Costa, esta  é a 17.ª proposta do portefólio da empresa e resulta de uma parceria com  a Fundação Côa Parque para "lançar um produto turístico-cultural inovador  que contribua para a diversificação do turismo fluvial no Douro e a dinamização  económica do vale do Côa".