Turismo

Agências de Portugal entre as mais procuradas pelos brasileiros

Operadores e agentes de turismo de Portugal,  presentes na Feira de Turismo das Américas, a decorrer no Rio de Janeiro,  relataram hoje um aumento expressivo do número de empresas brasileiras interessadas  em destinos portugueses.

"Nota-se um grande interesse dos brasileiros pelos nossos produtos.  A procura tem sido intensa. Na quarta-feira, primeiro dia de feira, foi  um dia que ninguém aqui parou um minuto", afirmou à agência a representante  do stand da Secretaria de Turismo de Portugal, que representava a Madeira.   "Percebemos que são clientes que já conhecem os destinos, e sabem o  que querem, ou estão muito interessados em conhecer melhor o que temos,  não vêm aqui só para olhar", acrescentou Luís Nunes, também da Secretaria  de Turismo portuguesa, responsável pelos destinos lisboetas.

Para o diretor da agência turística LusaNova, Luís Lourenço, que já  opera no Brasil há 15 anos, os brasileiros estão entre os melhores clientes,  em especial nos tempos de crise.   "Os europeus não têm viajado para o Brasil porque está muito caro, tanto  passagens áreas, como hotéis, além do agravante da crise. O que compensa  é o crescimento das vendas para os brasileiros", destaca Luís Lourenço,  que prevê um aumento de 15 por cento nas vendas de pacotes turísticos no  Brasil este ano.    "O crescimento só não vai ser maior porque nos últimos meses estagnou  um pouquinho. Mas esperamos fechar o ano com 27 mil pacotes vendidos, quantidade  15 por cento maior do que a do ano passado", declarou.   Para a Associação de Comerciantes Ourém-Fátima - que reúne cinco empresas  portuguesas, incluindo operadoras de turismo e da rede hotelaria -, o Brasil  já representa o segundo maior mercado de clientes.

"Trabalhamos com a atração para Portugal a partir de Fátima e todo brasileiro  católico tem vontade de conhecer Fátima. Nesta área temos sido muito procurados,  tanto pelos nossos clientes, que já têm viagens vendidas para o ano que  vem, como por novas empresas", avança Sérgio Bentes, diretor da ArgonTravel.