Turismo

Portugal deve apostar na Cultura para promoção turística externa

O barómetro internacional realizado  pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) sobre  a imagem de Portugal em termos turísticos revelou hoje que quase 30% dos  inquiridos recomendam a aposta na cultura para promoção externa.

De acordo com o inquérito feito a 115 membros afiliados da Organização  Mundial do Turismo provenientes de 30 países, 27% das respostas indicam  que Portugal devia apostar na Cultura para se promover internacionalmente,  enquanto 18% sugerem que haja um enfoque na boa relação qualidade-preço  no país, seguindo-se 13% na História, abaixo da qual surge Sol & Mar.

"Creio que o estudo mostra acima de tudo que a consistência do trabalho  feito por Portugal tem vindo a consolidar a nossa imagem no exterior como  imagem de um destino de qualidade, atrativo e o estudo pelo segundo ano  consecutivo revela e até aumenta essa perceção", afirmou aos jornalistas  o presidente do IPDT, Jorge Costa.

A maior parte dos inquiridos classificou Portugal como um destino turístico  atrativo (66% atribuíram notas acima de oito, numa escala até 10), mas referiram  que as campanhas externas do país se encontram entre o "mediano" e o "bom"  (56% atribuíram notas de cinco a sete).    "A imagem que continuam a ter no exterior é Sol e Mar, o que é bom,  porque é o nosso produto central que deve ser sofisticado até", explicou  Jorge Costa.   Para o presidente do IPDT, baixar preços na atual conjuntura "não é  a melhor estratégia", que deveria ser substituída por uma lógica de "diferenciação".