Turismo

'Homelidays' garante que procura pela Madeira cresceu 44%

A Madeira foi a região com maior crescimento na procura por turistas no Verão deste ano, revela a 'Homelidays'. A rede especialista em alojamentos para particulares garante que o acréscimo homólogo foi de 44%.

O estudo indica que no 'top 5', encontram-se Funchal (+48%), Calheta (+110%), o Arco da Calheta (+118%), Santa Cruz (+37%) e Porto Santo (+66%),  localidades madeirenses que receberam mais pedidos de reserva para o Verão 2012, por comparação com o Verão de 2011.

Em termos de oferta disponível, a Madeira registou um aumento no volume de novos anúncios publicados no portal de 21% equivalente ao nível da média nacional.

Franceses (+49%), Espanhóis (+46%), Ingleses (+31%) foram os que mais escolheram a Madeira como destino de férias. Em média, o turista nacional passou 8 dias de férias na Madeira enquanto o turista estrangeiro estendeu a sua estadia até 10 dias.

A par do que se verificou o ano passado, os portugueses voltaram a optar por “ir para fora, cá dentro”: 83% dos portugueses optaram por fazer férias em Portugal, em localidades perto da área de residência e preferiram o aluguer de alojamentos às estadias em hotéis. No verão de 2011, 76% dos portugueses ficaram em Portugal. Esta escolha demonstra que os portugueses tiveram uma preocupação em reduzir custos, quer com as viagens de avião, em combustível ou até mesmo com as portagens.

Neste Verão a Homelidays registou um crescimento de +17% nas estadias efetuadas por estrangeiros em Portugal. As companhias aéreas low cost, com voos económicos, o custo de vida local mais baixo do que no norte da Europa (Libra está mais favorável do que o Euro) e a boa hospitalidade do povo português conquistaram a preferência dos turistas europeus, nomeadamente franceses (+27%), ingleses (25%), alemães (37%).