Turismo

Governo guineense promete publicar segunda-feira relatório do inquérito dos incidentes com a TAP

O Governo de transição da Guiné-Bissau promete publicar  na segunda-feira o relatório da comissão de inquérito aos incidentes com  o avião da TAP forçado a transportar para Lisboa 74 sírios com passaportes  falsos, disse o ministro da Justiça, Saido Baldé.

Presidente da comissão de inquérito ao incidente registado no dia 10  deste mês, Saido Baldé deu estas indicações aos jornalistas no final da  segunda reunião extraordinária do conselho de ministros convocada para sexta-feira  e hoje para analisar o caso com a TAP.

Saido Baldé não quis avançar com os elementos que constam no relatório,  mas prometeu que na segunda-feira às 11:00 o documento será tornado público  no ministério da Justiça.

Na reunião de hoje estiveram presentes vários ministros, entre os quais  Delfim da Silva, ministro demissionário da pasta dos Negócios Estrangeiros.

O ministro demissionário do Interior, António Suca Ntchama, que esteve  presente na reunião do conselho de ministros de sexta-feira, hoje não tomou  parte no encontro.

Falando aos jornalistas no final da reunião de sexta-feira, Saido Baldé,  afirmou que o Governo vai tirar ilações políticas e adotar medidas disciplinares  contra os implicados no caso mas também irá remeter as conclusões do inquérito  ao ministério público para que tome medidas judiciais.

Um homem de 51 anos, guineense e empresário, está detido apontado como  sendo alguém que facilitou a vinda dos 74 sírios de Marrocos até Bissau  de onde foram embarcados à força num voo da TAP para Lisboa onde pediram  asilo político às autoridades portuguesas.