Turismo

Edil da Câmara de Albufeira é o novo presidente do Turismo do Algarve

O presidente da Câmara de Albufeira, Desidério  Silva, foi ontem eleito presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve  (ERTA) e informou que vai sair da autarquia no final do mês.

A lista única concorrente liderada pelo autarca foi eleita na Assembleia  Regional de Turismo do Algarve, de 32 membros, com 18 votos a favor, cinco  contra e sete votos em branco. Dois membros da assembleia - UGT e Câmara  Municipal de Lagos - faltaram à votação.

No final da sessão, Desidério Silva (autarca eleito pelo PSD) disse  aos jornalistas que vai abandonar a presidência da câmara no fim do mês  e que o cargo deverá ser ocupado pelo atual vice-presidente do município,  José Carlos Rolo.

O presidente encontra-se no fim do seu terceiro mandato à frente da  autarquia e, legalmente, já não se poderia recandidatar nas eleições de  outubro do próximo ano.   Desidério Silva, sucessor de António Pina, que termina agora o seu mandato  na ERTA, referiu que a falta de unanimidade na eleição para de hoje se deve  "ao facto de se tratar de uma lista técnica e de empresários e não de natureza  política", mas ressalvou que isso "acaba por ser contraditório" com a falta  de unanimidade na votação.

O recém-eleito desvalorizou a possibilidade de a esperada lei das Regiões  de Turismo obrigar a novo ato eleitoral a curto prazo, sublinhando que essa  legislação está para sair há um ano e a região "não pode estar parada" à  sua espera.

Como prioridades do mandato que agora vai começar, apontou a junção  da equipa em torno de objetivos ligados ao desenvolvimento do turismo.    "Para sobreviver, esta região tem que ter turistas e para isso tem que  ter voos e acessibilidades", disse, enunciando a criação de condições para  criar mais ofertas de lazer e ocupação dos turistas no inverno e no verão  como prioritárias.

"Cada um não pode estar virado para o seu canto. Há que envolver toda  a gente, municípios, associações, empresários, em torno da promoção deste  que é o maior destino turístico do país", sustentou.   Desidério Silva desvalorizou a possibilidade de ter que fazer despedimentos  na ERTA, devido à redução imposta pelo Orçamento de Estado: "Não vim para  aqui para uma comissão liquidatária nem para despedir ninguém".