Turismo

Madeira e Canárias terceiras nos cruzeiros de Inverno

A Madeira e as ilhas Canárias são actualmente terceiros ao nível mundial no que concerne à procura pelas companhias de navios de cruzeiros durante a época de Inverno. Para a consolidação e ascensão destes dois arquipélagos muito tem contribuído a marca ‘Cruise in the Atlantic Islands’, criada nos anos 1990 com o objectivo de juntar os atractivos e sinergias, permitindo assim uma maior promoção dos portos destas ilhas atlânticas, que movimentam anualmente mais de dois milhões de turistas.

Os números foram apresentados numa reunião realizada em finais de Julho, em que participaram elementos das direcções da APRAM e das autoridades portuárias de Las Palmas e Tenerife. A reunião serviu fundamentalmente para apresentar os resultados de um estudo que foi encomendado pelos portos e Governo de Canárias sobre o sector dos cruzeiros e que vem na sequência de um outro efectuado em 2005, promovido pela Madeira e pelas Canárias.

No âmbito deste estudo foram inquiridos seis dezenas de agentes do sector e entrevistados dois mil turistas de cruzeiros. A recolha de dados decorreu entre Outubro de 2011 e Março deste ano.

As principais conclusões deste estudo foi que o sector dos cruzeiros continua a crescer, mesmo com a crise internacional e que a actividade nestes dois arquipélagos dificilmente deixará de ser sazonal.

O inquérito revelou ainda que a maioria dos turistas que visitam a Madeira e as Canárias tem tendência a repetir estes destinos. O clima, a tranquilidade e a diversidade de património a visitar, são os factores mais valorizados pelos turistas.