Turismo

Hotéis em Fátima com taxas de ocupação inferiores a 2012 na Páscoa

Os hotéis em Fátima estão a registar durante a Páscoa taxas de ocupação inferiores a 2012, disseram à agência Lusa alguns dos responsáveis de unidades localizadas junto ao santuário da Cova de Iria.

"Estamos a registar seguramente menos pessoas", sublinhou o director-geral e sócio gerente da Lux Hotels, marca que integra três unidades hoteleiras.

"O Lux Mundi tem estado esgotado durante toda a semana santa, desde o domingo passado até ao próximo sábado", enquanto o Lux Fátima e o Lux Fátima Park estão com uma taxa de ocupação na ordem dos 60% e dos 25%, respetivamente, especifica António Gonçalves.

Este ano, o Hotel Avenida de Fátima foi confrontado com cancelamentos de grupos, algo que "não é normal em relação a outros anos", explica uma das responsáveis pela gerência, Natércia Vieira, sublinhando que ao contrário do que é habitual "foi preciso dar resposta mais a pedidos individuais".

A taxa de ocupação do hotel ronda os 50% e "é inferior" a outros anos, acrescenta.

Já o administrador do Fátima Hotels - marca da qual fazem parte o Estrela de Fátima, o Luna Fátima Hotel, o Hotel Regina, o Cruz Alta e o Coração de Fátima - sustenta que não se pode queixar das taxas de ocupação.

"São idênticas a anos anteriores", compara Pedro Pereira, assinalando, contudo, um decréscimo de turistas espanhóis, "presença habitual durante este período", mas "sobretudo de portugueses, devido, com certeza, ao momento que se atravessa".

Ainda assim, os espanhóis, juntamente com os coreanos e brasileiros, ocupam a lista de nacionalidades mais representada nestas unidades hoteleiras.

Dos cinco hotéis, que disponibilizam no total cerca de 900 camas, um deles -- o que foi adquirido mais recentemente -- possui uma taxa de ocupação de 20% e os restantes na ordem dos 80%.