Turismo

Ocupação hoteleira no Porto Santo nos 50%

A ocupação hoteleira no Porto Santo durante o fim de semana da Páscoa pode atingir os 50%, admite Sérgio Gonçalves, presidente da Mesa de Hotelaria da Associação Comercial e Industrial da ilha.

"Em termos genéricos, a ocupação hoteleira na Páscoa deve fixar-se nos 50%", disse à agência Lusa.

Sérgio Gonçalves, que é também administrador da companhia de navegação Porto Santo Line e dos três hotéis do Grupo Sousa na ilha - Torre Praia, Praia Dourada e Luamar -, diz que a "ocupação nas três unidades é de 60%".

O administrador adiantou que o navio que faz a ligação entre a Madeira e o Porto Santo, entre quarta-feira e domingo de Páscoa, navegará (incluindo as duas viagens suplementares de quinta-feira e domingo) com 40 por cento da sua lotação.

"Os 40% representam uma ocupação muito favorável para o período da Páscoa, se compararmos com a registada em 2012 que foi de 20 por cento", salientou.

Marco Ferreira, director do Vila Baleira Thalassa Beach & Conference Resort, adiantou, por seu turno, que o hotel registará neste período uma ocupação de 15%, "mais três por cento do que em 2012 e os clientes são maioritariamente portugueses (continente) e italianos".

Localizada a cerca de 50 quilómetros a nordeste da Madeira, o Porto Santo é muito procurado pelos madeirenses na Páscoa e, sobretudo, no verão, quando a população flutuante triplica comparativamente à autóctone, que é de cerca de 4.500 habitantes.

Com uma área de 42 quilómetros quadrados, esta ilha dispõe de uma praia de nove quilómetros de areia fina e dourada que, segundo os geólogos, oferece propriedades terapêuticas para tratamento de doenças reumáticas, o que atrai madeirenses e turistas nacionais e estrangeiros.