Turismo

Austrália aprova aliança entre companhias aéreas Qantas e Emirates

A Comissão de Consumo e Concorrência da Austrália (ACCC) informou hoje que autorizou a aliança global entre as companhias aéreas Quantas e Emirates por cinco anos, apesar de impor condições especiais para os voos para a Nova Zelândia.

A ACCC considera que esta aliança, que permite às companhias partilhar códigos em dezenas de voos entre a Austrália e Europa, África do Norte, Médio Oriente e Ásia "pode resultar num benefício público material, mas não substancial", disse o director deste organismo regulador, Rod Sims.

As duas companhias aéreas concorrem em quatro rotas nos voos entre a Austrália e Nova Zelândia.

Neste caso específico, a ACCC impôs condições especiais, sujeitas a revisão, que requerem que as companhias aéreas mantenham a actual capacidade nas quatro rotas que se sobrepõem para evitar uma provável de preços nos seus voos.

A aliança, que é parte de um plano da Qantas para conseguir benefícios nas suas operações internacionais, permitirá à transportadora australiana utilizar o Dubai como escala em vez de Singapura.

O primeiro voo para Londres, via Dubai da Qantas, que põe fim a um acordo de 17 anos com a British Airways, realiza-se no próximo domingo.