Turismo

Norte com taxas de ocupação hoteleiras entre os 30% e a lotação esgotada

A ocupação hoteleira no Norte de Portugal nas férias da Páscoa deverá ser de 20 a 30% em cidades como Guimarães ou Viana do Castelo até aos 80% no Porto, registando-se lotação esgotada em Braga, segundo estimativas do setor.  Se, por um lado, em Braga a estimativa é ter "todos os hotéis lotados", em Viana do Castelo a expectativa "está a rondar os 10% a 20%", disse à Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), Rodrigo Pinto Barros.  "No Porto e em Braga estamos com expectativas elevadas - perto dos 80% no Porto, por causa do aeroporto, e com os hotéis todos cheios em Braga, por causa da Semana Santa", referiu.

No Hotel Bracara Augusta, a rececionista Joana Gomes confirmou à Lusa a lotação quase esgotada daquela unidade hoteleira para o período da Páscoa."Estamos quase completos com a Semana Santa", informou a funcionária, satisfeita por a crise e o frio de março não afastarem os turistas.  Todo o resto da região, designadamente as cidades de Guimarães, Viana do Castelo, Vila do Conde e Póvoa de Varzim, está com valores entre os "10% e os 30%" de taxa de ocupação hoteleira, indicou a APHORT. Em Guimarães há hotéis com uma taxa de ocupação hoteleira para as semanas da Páscoa na ordem dos 30%, "bastante baixa" quando comparada com anos passados, apontou Francisca Carvalho, diretora comercial do Hotel Guimarães e do Hotel Fundador.  O mercado espanhol, que era fortíssimo no Norte na Páscoa, está a "cair, porque não têm dinheiro", e o mercado nacional também está a fugir por causa da crise e do tempo frio, explicou.

Em entrevista à Lusa, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, disse que não "há grandes alterações" sobre as taxas de ocupação hoteleira comparativamente com 2012.  Neste momento, há unidades em que as taxas de ocupação são exatamente as mesmas que no ano anterior. Além disso, embora pontualmente haja unidades que dizem não ter atingido ainda o nível de anos anteriores e de estarem receosas, há outras unidades cuja taxa de ocupação é bastante superior.Aliás, não sendo muito normal neste período, há unidades que [...] estão em situação de 'overbooking'. Algumas unidades já só têm mesmo dois ou três quartos", descreveu.  As unidades que estão mais preenchidas são as de média dimensão, situadas maioritariamente nas cidades, embora haja alojamentos situados em locais de menor escala, onde a oferta passa pela possibilidade de experiências em spa, que também estão com uma boa taxa de ocupação, acrescentou Melchior Moreira.  A maioria dos turistas que estão a fazer reservas refere-se a "turistas nacionais", mas há mesmo assim "bastantes estrangeiros, com especial referência para espanhóis, franceses e alemães", assinalou o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, adiantando que em alguns casos as estadias são mais longas do que o habitual.    "Por norma, as reservas incidem muito na sexta e no sábado, mas, contrariando essa tendência, há muitas reservas efetuadas a partir da quarta-feira e quinta-feira até sábado, na sua maioria. Pontualmente, há reservas até domingo",