Turismo

Confederação do Turismo saúda desconvocação da greve

A Confederação do Turismo Português (CTP) congratulou-se com a desconvocação da greve no sector da aviação e com o acordo de entendimento alcançado, segundo um comunicado enviados às redacções nesta quinta-feira, no qual se pode ler que esta entidade considera “que esta foi a melhor solução para o sector, apesar dos prejuízos já registados”.

“Desde o dia de pré-aviso de greve até ao dia em que trabalhadores e a TAP chegaram a acordo, registámos enormes prejuízos, que dificilmente serão recuperados”, lê-se no mesma nota CTP, na qual se faz referência aos “vários cancelamentos de reservas das unidades hoteleiras e agências de viagens, para além das reservas da TAP”.

Citando dados a Associação Portuguesa de Agentes de Viagens e Turismo (APAVT) e da Associação de Hotéis de Portugal (AHP), a Confederação indica que foram canceladas 15 mil reservas e registado um prejuízo de 10 milhões de euros.

”São números que resultam num impacto bastante negativo para um sector que é estratégico para o país”, escreveu Francisco Calheiros, presidente da CTP, na referida nota.

Para a CTP, o sector do turismo “não pode continuar sujeito a estas pressões, que se registam com regularidade, e que acabam por se resolver, mas que constituem um prejuízo enorme para várias empresas nacionais e para os trabalhadores das mesmas, o mesmo é dizer, para a economia nacional”.