Turismo

Quatro localidades transmontanas na rede turística "Aldeias de Portugal"

Quatro das mais típicas aldeias transmontanas  foram incluídas na rede "Aldeias de Portugal", um roteiro turístico que  convida a desfrutar das tradições, gastronomia e cultura das zonas rurais.

Da oferta deste projeto constam agora a emblemática aldeia de Montesinho,  em Bragança, coração do parque natural com o mesmo nome, e, também em Bragança,  Rio D´Onor conhecida pelo comunitarismo e por um quotidiano partilhado entre  portugueses e espanhóis.   Ambas fazem parte da chamada Terra Fria Transmontana, assim como as  outras duas localidades que constam agora das "Aldeias de Portugal": Picote,  em Miranda do Douro, e São Joanico, em Vimioso.   A integração nesta rede turística teve o apoio da Corane, a Associação  para o Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, que representa  os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.   Dinamizar económica, social e culturalmente aldeias de norte a sul do  país, que ofereçam um nível de serviços e capacidade de receber que dignifiquem  o território rural, é o propósito deste projeto.   "Para integrar este projeto é necessário que as aldeias apresentem  um bom estado de conservação, alguma tipicidade e um nível de serviços de  apoio ao turismo razoável, como alojamento, restauração, lojas de venda  de artesanato, entre outros serviços", explicou Luísa Pires, coordenadora  da Corane.    A integração nesta rede permite às aldeias e aos agentes económicos  locais, beneficiarem de ações de promoção conjuntas, nomeadamente a participação  em feiras de Turismo, a divulgação através de um portal na Internet, edição  de livros, brochuras e diverso material promocional.    Entidades públicas ou privados que pretendam desenvolver projetos na  área do turismo no espaço das localidades classificadas beneficiam de uma  majoração nas candidaturas que possam efetuar a fundos comunitários.    A Corane está a desenvolver algumas iniciativas de promoção do projeto  e ações de melhoria nas próprias aldeias, como um projeto de sinalização  para identificar os equipamentos existentes, serviços, património, percursos  pedestres e outros locais de interesse.   O objetivo principal do projeto é reforçar a oferta de produtos e serviços  complementares, ligados a uma experiência turística em contacto com o mundo  rural e conseguir atrair novos investidores que dinamizem e projetem as  aldeias classificadas como uma mais-valia turística do território, segundo  os promotores.