Turismo

Agentes do turismo dos Açores querem "medidas urgentes" para sair da crise

Os agentes do turismo de Ponta Delgada  enviaram hoje ao secretário regional do Turismo nos Açores um memorando  em que defende "medidas urgentes" para o setor sair da crise em que se encontra.

"Queremos saber que medidas pretende o Governo dos Açores tomar em relação  às empresas do sector do turismo", declarou à Lusa o presidente da Comissão  de Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), Luís  Cogumbreiro.   Nos últimos meses, o setor o turismo tem vindo a registar taxas de crescimento  negativas na Região Autónoma dos Açores com impactos que têm conduzido ao  encerramento de hotéis.

Luís Cogumbreiro admitiu que não existem "medidas miraculosas" para  sair da crise em que se encontra o setor, mas referiu que não se pode "ficar  de braços caídos".   "Temos que tomar medidas mesmo correndo o risco de algumas não surtirem  efeitos imediatos. Não podemos deixar passivamente que o tempo passe e urge  tomar decisões", declarou Luís Cogumbreiro.   O presidente da Comissão de Turismo da CCIPD sublinhou que o atual responsável  pelo turismo do Governo dos Açores, Vítor Fraga, manifestou uma "grande  vontade" desde o início para dialogar com a CCIPD, surgindo nesse contexto  o memorando.   Luís Cogumbreiro apontou uma "contínua quebra" no fluxo de turistas  para os Açores, designadamente do mercado emissor nacional, contrariamente  ao caso da Alemanha, que "tem subido" e é o "maior mercado" do setor nos  Açores.    Os agentes do setor do turismo querem uma clarificação sobre uma eventual  remodelação na Associação de Turismo dos Açores, na sequência de notícias  veiculadas pela comunicação social que apontam para a substituição dos seus  atuais titulares.   "Já houve várias notícias sobre uma eventual reestruturação que não  foram confirmadas. Não sabemos de que forma isso será feito. Agora o que  não há dúvida é que o trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos dois  anos tem sido meritório. Estava tudo no bom caminho. No entanto, foi anunciada  e não desmentida uma reestruturação. Obviamente que não podemos ficar muito  mais tempo sem ter uma definição", declara Luís Cogumbreiro.   Outro dos pontos do memorando enviado ao Governo dos Açores diz respeito  à transportadora aérea Sata, que deverá registar a entrada de novos administradores.  Segundo Luís Cogumbreiro, a transportadora aérea açoriana deve "estar  ao serviço dos Açores" com base numa "coordenação total".