Turismo

Conflito na TAP "está resolvido"

O conflito laboral na TAP foi hoje resolvido e os sindicatos deverão desconvocar a greve no início da próxima semana, depois de alguns deles ouvirem a opinião dos seus sócios, disse à Lusa fonte sindical.

"O conflito laboral está sanado, foi conseguido um acordo de principio com a TAP, mas alguns sindicatos têm a obrigação estatutária de consultar os seus sócios para poder desconvovar a greve e, por uma questão de solidariedade institucional, que já tínhamos assumido para convocar a paralisação, vamos esperar para a desconvocar em conjunto", afirmou à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Técnicos de Handling, André Teives.

André Teives, que tem funcionado como porta-voz da plataforma sindical da TAP, disse ainda que são apenas 2 ou 3 os sindicatos que têm de convocar assembleias-gerais para consultar os sócios, mas que todos assumiram na reunião com a empresa que vão propor a desconvocação da greve, agendada para 21, 22 e 23 de Março.

O sindicato dos pilotos é um dos que tem esta obrigação estatutária.

Segundo o sindicalista, o entendimento foi possível porque a TAP garantiu que ia retirar as medidas de adaptação orçamental aplicadas em 2011 e 2012 aos trabalhadores, para evitar uma dupla penalização, dado que desde Fevereiro lhes está a ser aplicado o corte salarial imposto Orçamento do Estado ao sector público.

André Teives explicou que os trabalhadores da TAP não tiveram cortes salariais em 2011 e 2012, mas, para compensar, foram-lhes aplicadas "medidas de adaptação" que permitiram à empresa fazer algumas poupanças.

"Os trabalhadores deixaram de ter ao longo de dois anos coisas a que tinham direito, como a progressão salarial, e agora seria uma dupla penalização manter isso, quando também lhes foram aplicados os cortes salariais impostos pelo Orçamento do Estado", vincou.

O dirigente sindical considera que há tempo suficiente para a greve ser desconvocada, apesar de alguns sindicatos terem de convocar assembleias-gerais, e que a solução encontrada com a TAP é extensível à PGA e à SATA.

"O mais importante era desbloquear a situação e isso já foi conseguido", destacou.