Turismo

Madeira a região do país com o mais elevado rendimento por quarto disponível

As dormidas na hotelaria em Portugal registaram "um ligeiro" aumento homólogo de 1,1% em Janeiro, impulsionadas pelos turistas  estrangeiros, mas os proveitos totais recuaram 1,7%, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Janeiro as dormidas na hotelaria fixaram-se em 1,6 milhões (mais 1,1% do que no mesmo mês de 2012 e mais 1,9% do que em Dezembro passado), enquanto os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros somaram 73,1 milhões de euros (menos 1,7%) e os proveitos de aposento caíram 0,2%, para 48,6 milhões de euros.

De acordo com o instituto, o aumento do número de dormidas foi determinado pelas dormidas de residentes no estrangeiro, que subiram 5,2%, para 1,1 milhões, já que as dormidas de residentes recuaram 6,2%, para 531,3 mil.

Os mercados holandês, britânico e francês foram os que apresentaram acréscimos homólogos mais expressivos (mais 17,8%, 15,4% e 13,9%, respectivamente), enquanto os mercados espanhol, italiano e irlandês evoluíram negativamente (menos 12,6%, menos 11,1% e menos 7,1%, respectivamente).

No total, os oito principais mercados emissores (Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, França, Brasil, Espanha, Itália e Irlanda) foram responsáveis por 73,5% das dormidas de não residentes em Janeiro.

Destaque para o Reino Unido, principal mercado emissor, com 24,1% do  total de dormidas de não residentes, seguido pelo mercado alemão (15,1% do total) e pelos Países Baixos (9,7% do total).

Em Janeiro, o Algarve e a Madeira foram as únicas regiões do país a apresentar evoluções homólogas positivas para o total de dormidas (mais 7,4% e mais 6,4% respectivamente).

Analisando os valores da taxa de ocupação-cama na hotelaria, que se fixou nos 20,3%, o INE fala em "estabilidade" face aos 20,4% de janeiro de 2012 e destaca a Madeira por apresentar o valor mais elevado da taxa de ocupação (38,8%) e o maior acréscimo homólogo (mais 3,6 pontos percentuais - p.p.).

Entre as restantes regiões, apenas o Algarve registou igualmente melhoria na taxa de ocupação (mais 0,9 p.p.).

Relativamente à estada média, atingiu as 2,5 noites em Janeiro, ligeiramente superior à do período homólogo do ano anterior (2,4).

Conforme recorda o INE, "ao longo dos meses de 2012 a estada média evidenciou relativa estabilidade em termos homólogos, tendo ocorrido acréscimos de 0,1 p.p. em fevereiro, Julho e Outubro".

"Como habitualmente, a Madeira registou as estadias mais elevadas (5,9 noites), seguida pelo Algarve (4,5). Face a janeiro 2012, ambas as regiões registaram pequenos aumentos (mais 0,2 noites)", refere.

No que respeita ao RevPAR (rendimento por quarto disponível), foi de  13,6 euros em janeiro, inferior ao do período homólogo em 2,2%.

A Madeira foi a região com o mais elevado RevPAR (22,9 euros), seguida de Lisboa (21,6 euros).

Nas restantes regiões reduziu-se o RevPAR, com a excepção do Algarve, onde cresceu 7,5% relativamente a Janeiro de 2012.