Turismo

Começaram as visitas autónomas ao Colégio dos Jesuítas

Dar a conhecer o Colégio dos Jesuítas do Funchal ao madeirense e ao visitante é o propósito da Associação Académica da UMa que, com o apoio científico do historiador Rui Carita, professor catedrático de Arte e Design da UMa, dá agora início à segunda fase de abertura do Colégio à sociedade, através de um circuito de visitas autónomas. Para este projecto foi preparada uma brochura, com um mapa do circuito, assinalando-se vários pontos de interesse do piso térreo do edifício.

Seguindo o circuito, o visitante verificará o resultado de séculos de intervenções ordenadas por reitores e visitadores jesuítas, prelados diocesanos, governadores civis, comandantes militares e, já nos nossos dias, por autoridades universitárias, camarárias e regionais.À sua espera estarão, entre outros, arcos de cantaria mole com as fendas do grande terramoto de 1748, o bloco de mármore que marcava a posição do comandante nas paradas que os batalhões ingleses faziam no Pátio dos Estudantes, a prisão militar, a calçada dos emblemas militares, a horta dos padres e a capela de Nossa Senhora de Belém.

A brochura do circuito é disponibilizada livre e gratuitamente à entrada do Colégio, a qualquer visitante interessado. Basta retirar um exemplar do ponto de distribuição e seguir as suas indicações. Foram produzidos milhares de exemplares gratuitos que são de livre acesso a qualquer visitante. Essa produção foi realizada apenas com o recurso às receitas angariadas pela AAUMa nos seus espaços comerciais, reforçando que as compras realizadas em qualquer Gaudeamus – Loja Académica da AAUMa – financiam projectos culturais em diversas áreas.

Na sua execução estiveram, também, envolvidos vários docentes e investigadores da Universidade da Madeira, bem como alguns estudantes. Todos os participantes foram convidados pela Associação Académica da UMa que pretende envolver toda a Comunidade Académica no projecto.

Já estão disponíveis versões em português, inglês, francês e em alemão, e, brevemente, estarão disponíveis as versões da brochura em espanhol, mandarim e em russo.

O circuito de visitas decorre de  segunda a sexta-feira, das 11 horas às 18 horas, e aos sábados das 10 horas às 14 horas.

Ainda neste primeiro semestre a AAUMa desvendará outros projectos de dinamização do Colégio dos Jesuítas do Funchal.