Turismo

Redução de custos junta Governo e ANA

Além da venda da ANAM, é preciso decidir os aspectos ligados à concessão

"A administração da ANA, SA e os seus restantes accionistas estão disponíveis para novas formas de gestão (...),  nas quais possamos encontrar novas formas e novos modelos que prestigiem a Região e assegurem mais passageiros e a mais baixo custo." A disponibilidade da empresa foi manifestada pelo vice-presidente Ferreira Lemos, que é também o presidente do Conselho de Administração da ANAM.Na resposta, Alberto João Jardim disse que a RAM mantém todos os canais de diálogo abertos, na expectativa de um "bom final das negociações" em curso.Sobre a venda da ANAM à ANA, Ferreira Lemos disse que a mesma acontece entre os governos da República e Regional e que, por isso, não é do total conhecimento das duas empresas.Ainda assim, aceitou falar de alguns aspectos que mais estarão a influenciar o processo em curso. "Há um aspecto que é a alienação da participação da ANAM e outro aspecto, que não tem nada a ver com a ANAM, que é a concessão dos aeroportos da RAM. Um prerrogativa da RAM".O presidente do conselho de Administração da ANAM falava aos jornalistas, logo após a inauguração do espaço comercial, no piso 2 (partidas), após a uma renovação.No processo foram gastos 300 mil euros, como revelou o director do aeroporto, Duarte Ferreira.Essa área comercial integra-se no que é chamado de sector 'não aviação' dos aeroporto. Os proveitos dessa área foram, no ano passado de 6,2 milhões de euros.Além do retalho, a área 'não aviação' inclui 'rent a car', imobiliária, publicidade e parques de estacionamento. As lojas do aeroporto venderam, em 2012, 14,3 milhões de euros.Os dados foram apresentados pelo director do aeroporto, que disse ter havido uma aposta em grandes marcas.A inauguração foi presidida por Alberto João Jardim.O presidente do Governo agradeceu a todos os colaboradores da ANAM e aos empresários, "a todos sem excepção" pelo trabalho de remodelação realizado.Resultados12,49Valor em euros da venda média por passageiro, em 2012. O dobro do registado em 2004, que era 6,4.6.231Proveitos da ANAM, em 2012, com a área 'Não Aviação, em milhares de euros.14.279Valor em milhares de euros das vendas totais das lojas do aeroporto da Madeira.