Turismo

Unanimidade marca eleição na Associação da Hotelaria de Portugal

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP)  elegeu por unanimidade, na segunda-feira, o administrador executivo do grupo  Natura IMB Hotels Luís Veiga para presidente do conselho geral, órgão no qual o actual director de projectos de Porto Bay e ex-secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, é vice-presidente.

Luís Veiga, que até aqui desempenhou funções de vice-presidente  da direcção executiva da AHP, liderada até 2015 por Cristina  Siza Vieira, já assumiu que "as transformações da sociedade,  as tendências do mercado e as necessidades dos associados vão exigir da  AHP opções estratégicas claras, nomeadamente uma maior articulação com o  sector público e a tutela e uma maior participação do conselho geral na vida  da associação".

No programa de candidatura, a lista candidata refere que os próximos  três anos vão ser "uma fase decisiva para a hotelaria nacional e para o  turismo no seu todo", estabelecendo como objectivos principais o posicionamento  da AHP "como parceiro privilegiado e disponível na relação com os órgãos  públicos", "mobilizar os associados para a vida associativa" e "preparar  a associação para os novos desafios e tendências do mercado".

Bernardo Trindade já havia dito ao DIÁRIO que aceitou o desafio "por uma questão de filosofia de vida: só temos autoridade para criticar depois de contribuir, de estar presente", julgando que "não basta confortavelmente comprar bilhete e ficar a assistir na plateia". Para além da determinação pessoal, destaca a circunstância decorrente dos "tempos muito difíceis", que exigem intervenção. "Nunca como agora se justificou o papel de associação no quadro da actividade turística. Partilharmos ideias, problemas e inventariarmos soluções: para implementar nas nossas empresas, na relação com o Estado" justifica.

A AHP tem actualmente perto de 500 associados que, entre grandes e pequenas unidades, representam mais de 60% do contributo da hotelaria para a economia nacional.