Turismo

Número de passageiros aumenta 5,9% no aeroporto da Madeira

O número de passageiros transportados em Fevereiro  no aeroporto da Madeira foi de 141.194, o que representa mais 5,9% que no  mês homólogo de 2012, informou a ANAM Aeroportos e Navegação Aérea  da Madeira.

Segundo a ANAM, estes dados confirmam as "expectativas de recuperação  de tráfego durante o ano de 2013", adiantando que no último mês "registaram-se  1.306 movimentos e a taxa média de ocupação atingiu os 75,1%".

"O aeroporto da Madeira registou o maior crescimento percentual, durante  o mês de fevereiro, quando comparado com os restantes aeroportos nacionais",  refere a ANAM que, no passado mês de janeiro, teve 143.393 passageiros naquela  infraestrutura aeroportuária.   A ANAM explica que "o decréscimo ligeiro dos passageiros provenientes  de voos do mercado nacional (-1,3%) e as subidas significativas de origens  como o Reino Unido (+18%), da Alemanha (+17,7%) e de França (+5,8%) permitiram  ao aeroporto da Madeira encerrar o mês de fevereiro com um crescimento do  número de passageiros"   Para esta empresa, "estes resultados demonstram um crescimento sustentado  dos principais mercados de origem turística para a Madeira e um comportamento  dos voos com origem nacional superior ao que seria expectável, dada a situação  socioeconómica do país".

A ANAM acrescenta que em fevereiro, ao nível dos passageiros transportados  pelas várias companhias aéreas , "destacam-se pela positiva a Easyjet (+15,2%),  a Condor (+90%), a Transavia France (+36,9%) e a Finnair (+35,5%)", assinalando,  em contrapartida, o decréscimo da transportadora aérea nacional - a TAP  -- de 0,4%.    No caso do aeroporto do Porto Santo serviu um total de 2.960 passageiros,  mais 278 do que em Fevereiro de 2012, informa ainda a ANAM.

Os números foram conhecidos no dia em que a ANAM foi notícia na imprensa nacional, o que levou a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes a evitar abordar o alegado  acordo para a venda da empresa até à conclusão das negociações entre os Governos nacional e regional.

"Dado que o processo negocial ainda não está concluído, o Governo Regional da Madeira não irá prestar quaisquer declarações sobre o teor das informações que foram veiculadas pelos órgãos de comunicação social, no respeitante à quota detida pelo Governo Regional, ao valor de concessão e demais clausulado do contrato de concessão da ANAM",  refere um comunicado de imprensa.

O acordo para a venda da ANAM foi notícia, esta terça-feira, em dois órgãos de comunicação nacional, que o anunciam com um diferença substantiva.

No Jornal 'i'  foi  noticiado que a venda dos 20% que a Região detém na ANAM à ANA vai custar a quantia simbólica de um euro. Fora deste 'euro' fica a concessão aeroportuária que deverá entrar noutras contas.

Já o jornal 'Publico' considerou que a venda é feita por 100 milhões de euros.