Turismo

Pestana cumpre objectivos de sustentabilidade

Em 32 dos 35 pontos, o Grupo Pestana cumpriu ao que se comprometeu no seu programa 'Planet Guest - Somos Apenas Hóspedes do Planeta', segundo o 2.º Relatório da Sustentabilidade divulgado ontem, numa iniciativa que envolve os sete mil colaboradores em todo o mundo.Abarcando as mais diversas áreas, "como qualidade de serviço, responsabilidade social corporativa, segurança, saúde e higiene no trabalho, segurança alimentar, comunicação e ambiente", o Grupo Pestana implementou e solidificou os objectivos a que se tinha proposto no lançamento do programa em 2009. "Só em 2011, poupou mais de 4% do total de energia e de água nos hotéis e reduziu mais 5% do consumo de energia nas Pousadas de Portugal", acrescenta. "Números conseguidos com a nomeação de Embaixadores de Sustentabilidade em todas as unidades em Portugal, assim como o empenho de todas as equipas em todo o mundo."No ano em que celebra os 40 anos de existência, aquela que é a maior cadeia hoteleira portuguesa salienta que, "paralelamente criou um Código de Ética que pretende orientar a actuação dos colaboradores e o relacionamento com os fornecedores, privilegiando os parceiros locais em qualquer uma das cidades onde o Grupo está presente, desde que estes respeitem de forma clara os direitos humanos e o planeta", explica em comunicado. "Outro grande objectivo é a divulgação da história e cultura portuguesa através da rede das Pousadas de Portugal."Nesse sentido e em simultâneo, o Grupo Pestana "reforçou a ligação às comunidades onde está inserido, com vários tipos de apoio como voluntariado, angariação de fundos, apoio à população, recolha de bens e recuperação em situações de calamidade, como por exemplo a participação na campanha 'Este ano vá de férias à Madeira', cujo principal objectivo foi apoiar as vítimas do temporal de 2010", relembra. "A contribuição total do Grupo para instituições sociais ascendeu em 2010 e 2011 a cerca de 1,1 milhões de euros, 84 mil euros dos quais através da campanha 'Obrigado por Ajudar', em vigor em todos os hotéis em Portugal."