Turismo

Retorno da BTL foi "melhor este ano que em 2012 em termos de investimentos"

A directora da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Fátima Vila Maior, revelou à agência Lusa que o retorno em termos de investimentos da feira que termina hoje foi superior ao da edição de 2012, sem especificar os valores.

Em jeito de balanço, a poucas horas de encerrar a 25.ª edição da BTL, que decorreu desde quarta-feira na Feira Internacional de Lisboa (FIL), a responsável destacou que, com menos recursos, a organização conseguiu atrair mais investidores internacionais.

Em termos de profissionais do sector do turismo estrangeiros houve um aumento dos 2.200 da edição passada para os 2.497 da actual, enquanto que, no que toca aos convidados pagos pela organização, registou-se um decréscimo dos 398 de 2012 para os 350 de 2013.

Quanto à afluência global, a feira recebeu até sábado 50 mil visitantes. Ora, como no último dia da edição de 2012 entraram 13 mil visitantes (num total de 60 mil pessoas) no certame, Fátima Vila Maior acredita que a BTL de 2013 encerre com maior participação.

Estes números permitem que a BTL tenha conseguido ultrapassar, ao longo das suas 25 edições, a barreira de um milhão de visitantes, um marco significativo numa feira que, conforme garantiu à Lusa a directora do evento, vai continuar a ser uma aposta importante para a promoção do turismo português nos próximos anos.

"A BTL deste ano correu muito bem, acima das nossas expectativas, até por causa da conjuntura actual do país", afirmou a responsável, sublinhando que o grande objectivo da feira organizada pela Fundação AIP (estrutura ligada à Associação Industrial Portuguesa) é "ajudar a aumentar a competitividade das empresas portuguesas de turismo, sem esquecer que este é um sector alavancador da economia portuguesa". No total, participaram no evento 950 empresas (abaixo das 990 empresas da edição de 2012), com "uma oferta muito diversificada e ajustada à carteira dos portugueses", revelou Fátima Vila Maior, explicando que este ano foi visível o aumento da oferta e do interesse pelos programas de férias em destinos internos menos badalados por parte dos participantes.

"Dada a situação do país, as pessoas estão a evitar fazer investimentos mais pesados com férias e lazer, no estrangeiro, pelo que o turismo em Portugal pode beneficiar", afirmou.

Em estreia na BTL 2013 estiveram os 'stands' dos Estados Unidos da América (EUA), de Formentera (ilha espanhola próxima de Ibiza) e do litoral paulista (São Paulo, Brasil).

A responsável destacou que este último fez bastante sucesso, já que o Estado de São Paulo é normalmente associado às viagens de negócios, mas tem um litoral com grande qualidade para atrair turistas. "Estâncias como Maresias, Guarujá, Bertioga e a Riviera de São Lourenço surpreenderam os visitantes pela qualidade das praias e das infraestruturas de que dispõe", sublinhou.

De resto, a edição deste ano acolheu como convidada nacional a região centro e deu especial enfoque, em termos internos, ao turismo religioso, ao golfe e ao sector empresarial.