Turismo

Joana de Vasconcelos eleita personalidade turística

A Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo (AJOPT) atribuiu à artista plástica Joana de Vasconcelos o Prémio de Personalidade Turística do Ano.

Durante a BTL, a AJOPT galardoou também César Faustino, Alberto Marques e Mário Carvalho, com o Troféu Consagração Turística.

O prémio "A Personalidade Turística do Ano" destina-se a distinguir uma entidade ou uma personalidade que se tenha destacado pela sua ação em favor do turismo português, e coube neste ano Joana Vasconcelos pelo sucesso na exposição de Versailles, um dos acontecimentos internacionais de 2012.

A obra de Joana Vasconcelos não se distingue apenas no campo artístico, mas é também "o sucesso de Portugal, país que a artista exibe na sua biografia com orgulho" disse Salvador Alves Dias, presidente da AJOPT.

A escolha de elementos da cultura portuguesa para compor as suas obras contribuem para a notoriedade e promoção turística de Portugal. "A sua obra atrai a atenção em todo o mundo e faz de Joana Vasconcelos uma embaixadora de Portugal e digna vencedora do prémio 'Personalidade Turística'", sublinhou Salvador Alves Dias.

Para Joana de Vasconcelos, o Cacilheiro – ainda em desenvolvimento – que levará à Bienal de Veneza está a tornar-se "num enorme projeto de promoção de Portugal", com um surpreendente apoio de empresas nacionais, "neste caso eu sinto claramente que estou envolvida num projeto de promoção de Portugal".

A AJOPT atribuiu ainda o "Troféu Consagração Turística" destina-se a premiar entidades ou personalidades que tenham evidenciado uma atividade proficiente, continuada e de grande significado para o desenvolvimento turístico.

Excecionalmente, este ano foram três troféus nesta categoria.

César Faustino, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e da Ordem de Mérito, foi distinguido pela sua carreira à frente do centro de Turismo de Portugal na Escandinávia; Alberto Marques, ex-dirigente superior do Turismo e um dos responsáveis pela criação da Meditour -Feira Internacional de Turismo do Mediterrâneo e da América Latina e, dez anos mais tarde, da BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa, pela sua carreira na promoção da operação turística, e Mário Carvalho, da TAP pelo seu contributo no crescimento da empresa aérea nacional, e sobretudo pelo empenho no desenvolvimento do mercado brasileiro para o turismo nacional.

César Faustino ao agradecer sensibilizado relembrou a importância dos centros turísticos de Portugal “Por experiência própria, devo, neste contexto, sublinhar que as delegações externas do Turismo Português – extinguidas, a meu ver, por uma errada visão política – foram, comprovadamente,a verdadeira (diria quase única) presença viva e visível do País no estrangeiro”, e considerou que “o verdadeiro  prémio, o mais valioso, é a consciência dos objetivos conquistados pela força do cumprimento do nosso dever”.

Mário de Carvalho disse que “Ainda há muito por fazer e uma andorinha só não faz verão, portanto com ajuda da minha equipe e d trade brasileiro e português vamos fazer muito mais”, que recebeu o troféu Consagração Turística 2012 das mãos do presidente da Abav, Antonio Azevedo.Mário de Carvalho