Turismo

Madeiralovers quer chegar a madeirenses e turistas

É uma adaptação do conceito 'Lisbonlovers' à Madeira. A 'Madeiralovers' vai ser lançada em breve numa conjugação de vontades entre os mentores do projecto em Lisboa e um madeirense.

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É uma marca que parte do sentimento, do amor pela terra e pelas suas tradições. Luís Beato e João Coelho, mentores do projecto 'Lisbonlovers, vão estender o conceito à Madeira e contam com a ajuda de um madeirense,- Duarte Afonso -, que se identificou com o projecto criado para Lisboa há cerca de dois anos e meio, e contactou-os. "Foi um encontro de vontades", explicou João Coelho. Já há algum tempo que pensavam replicar o conceito a outros locais, até que o interesse demonstrado por Duarte Afonso fê-los passar da teoria à prática.O 'Madeiralovers' vai começar por ser divulgado através do Facebook e em alguns pontos de revenda, que ainda não estão definidos. O objectivo é que siga os passos do projecto de Lisboa e que, de uma forma gradual, venha a ter lojas próprias e um 'site', onde além da venda dos produtos é feito um apelo a gostar de tudo o que é da Madeira.Chegar a todosA convicção é de Luís Beato: "o 'Madeiralovers' vai fazer chegar a Madeira mais perto das pessoas. Para os seus fundadores, a marca é mais do que a comercialização de 'souvenirs', "é também "uma comunidade que tem orgulho na sua cultura, nos seus hábitos e gostávamos também de trazer isso para a Madeira"."É espelhar o sentimento", explica João Coelho, "e o 'Facebook' é fantástico nisso, porque chega a todo o Mundo e há sempre um português, ou quando não é um português é alguém que já visitou, e adorou, Lisboa e que sente uma saudade imensa. E com a Madeira isso será muito importante, não só para os madeirenses que vivem aqui, mas também para os que estão fora. Esse mercado da saudade é importante", explicou.Ícones regionais inspiramSe em Lisboa, são as sardinhas, o Santo António e as imensas antenas instaladas nos telhados dos prédios que são replicados nos produtos comercializados, na Madeira a inspiração são, para já, as flores, a ligação ao mar e as tradições regionais. Mas o desenvolvimento de peças não é estanque e na Madeira as coisas são vistas de outra perspectiva. "Aqui sentimos uma coisa que não sentimos em Lisboa", revelou João Coelho, "nós aqui somos um bocadinho turistas e é giro, porque estamos a descobrir coisas, que se calhar o Duarte já não liga muito. No fundo, nós temos a visão de quem vem de fora e o turista, se calhar, vê as mesmas coisas que nós". Na 'pele' de turistas contam com o apoio de Duarte Afonso, que "será o nosso braço no terreno, o design será nosso com muitos 'inputs' dele, este primeiro trabalho que fizemos foi feito com muitos 'inputs' dele". E nesta primeira visita à Madeira já nasceram ideias para outros desenhos, "percebemos muitas coisas que não tínhamos percebido", sublinhou João.T-shirts, blocos de notas, ímans, canecas, sacos são alguns dos produtos criados, de momento, para a Madeira e que "dentro de um mês e pouco" vão estar desenvolvidos para depois serem comercializados com a finalidade de serem motivo de orgulho para quem cá vive, ou uma boa recordação para quem nos visita.Afinal, "essa é a grande filosofia 'lovers', neste caso da 'Madeiralovers'. Queremos que a Madeiralovers seja uma boa porta para que as pessoas se orgulhem, para que as pessoas gostem, divulguem, queiram e partilhem", sublinhou Luís Beato.Promover e divulgarAjudar a promover o que de melhor se faz aqui é outra das missões do projecto. "As nossas lojas em Lisboa são quase postos de turismo", salienta João Coelho explicando que, "as pessoas entram e pedem indicações e nós temos sempre essa preocupação de aconselhar o que há de mais interessante". E no 'site' da 'Lisbonlovers' há também uma espécie de roteiros, sem fazer crítica negativa, "não dizemos que o restaurante A ou B não tem qualidade", explica, "só colocamos aquilo que aconselharíamos a um amigo".E na promoção e divulgação esperam vir a contar com o apoio e de entidades locais, até porque o "objectivo é o mesmo, é promover o destino e proporcionar boas experiências a quem visita a Madeira". "A nossa expectativa é que as pessoas da Madeira se envolvam, as entidades, as empresas", explicou João dando conta de uma situação que já acontece em Lisboa, "Nós somos amantes de Lisboa e tal como nós também o são as pessoas e também as empresas. Há muitas empresas que trabalham todos os dias com vista a melhorar a cidade e a fazer coisas interessantes e nós queremos agregar tudo isso e ajudar a desenvolver o negócio".Concorrência não assustaQuestionados sobre o que os distingue da concorrência Luís e João garantem que é a qualidade dos produtos. "No mercado do 'souvenir' é muito comum pensar-se que o turista não volta mais e depois se a t-shirt encolhe ou se estraga na primeira lavagem não importa, porque ele já não está cá", sublinha João Coelho. E é para evitar más recordações que apostam na qualidade, no design "e não defraudar as expectativas das pessoas".Luís Beato adianta que a concorrência não os assusta e até é saudável, "porque cada marca terá o seu género, a sua identidade própria e, portanto, acaba por ser o mercado a decidir o que é que quer, por identificação".O orgulho de mostrar e usar o que é nosso é outro dos pontos fortes da marca. "Visões derrotistas que isto é tudo horrível e que o que é de fora é que é bom", não combinam com a filosofia da 'Lisbonlovers' nem da 'Madeiralovers'.