Turismo

Confederação do Turismo pede à 'troika' redução do IVA e do IRC

A Confederação do Turismo Português (CTP) pediu  hoje à 'troika' que sejam implementadas medidas de crescimento económico,  em particular a redução do IVA sobre o golfe e a restauração, mas também  a diminuição "significativa" do IRC.

Em comunicado na sequência da reunião entre a 'troika' (Banco Central  Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) e os parceiros  sociais, o presidente da CTP, Francisco Calheiros, reiterou que "só com  medidas concretas de estímulo ao crescimento das empresas nacionais será  possível fazer crescer a economia" e, simultaneamente, combater o desemprego.   A CTP reivindica, assim, a descida do Imposto sobre o Valor Acrescentado  (IVA) no golfe e na restauração e uma "diminuição significativa" do Imposto  sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas (IRC), "senão mesmo a sua isenção"  no caso de reinvestimento de lucros.   "Outra das principais preocupações da CTP é a imagem de Portugal como  país seguro, que até aqui constituído um dos fatores diferenciadores de  Portugal. Resultado da atual conjuntura económica e social, é vital preservar  essa imagem de estabilidade social em Portugal", referiu a confederação,  no mesmo comunicado, assinalando um ponto que tem vindo a repetir desde  que Francisco Calheiros assumiu a presidência no ano passado.

Os parceiros sociais, que hoje se reuniram com os representantes da  'troika' em Portugal, consideraram que os credores internacionais querem  flexibilizar mais o mercado laboral e reduzir os custos do Estado.