Turismo

Espuma e fumo não são acidente na cozinha

Hoje realiza-se uma visita a um jardim de ervas aromáticas e flores comestíveis

Caviar de azeite, espuma de clara de ovos, crocante de alcachofra,   azoto líquido. Podem parecer elementos estranhos mas fizeram parte de um Show Cooking de Cozinha Molecular que ontem deu continuidade ao programa  do festival Rota das Estrelas, que se prolonga até amanhã numa organização do Grupo Porto Bay.

Ontem, a cozinha exterior do restaurante Blue Lagoon do Hotel The Cliff Bay foi o cenário de uma demonstração de cozinha molecular. As imagens até podem parecer de ficção científica, mas o resultado é a excelência dos mais conceituados chefes mundiais.

Os anfitriões do evento foram o Chefe David Faure (restaurante Aphrodyte em Nice, com 1 estrela Michelin) e a sua sub-Chefe Noelle Cornu. Contaram ainda com as mãos amigas dos Chefes Benoît Sinthon (Chefe Executivo do The Cliff Bay) e Christophe Renou (Chefe Pasteleiro convidado)

A cozinha molecular baseia-se no fenómeno gastronómico de desconstrução e reconstrução dos ingredientes através das transformações físico-químicas a que são submetidos.

Os pratos que ontem foram protagonistas foram Salada Niçoise e sorvete de frutas, a combinar com o dia de sol naquele espaço junto ao mar.

Na preparação da salada foram utilizados mais de 20 ingredientes comuns, alguns deles em estados e texturas pouco habituais como o caviar de azeite, espuma de clara de ovos, crocante de alcachofra, entre outros. A salada e o sorvete foram submetidos a um processo próprio deste tipo de cozinha que utiliza azoto líquido a cerca de 180º de temperatura que proporciona aos ingredientes texturas inigualáveis.

Este evento, tal como alguns outros ao longo da Rota das Estrelas, contou com a colaboração e de colaboradores dos outros hotéis do Grupo Porto Bay presentes na Madeira, uma forma de favorecer a formação das equipas de cozinha. Alunos da Escola Hotelaria da Madeira também acompanharam algumas actividades realizadas durante o festival.

No dia de ontem também teve lugar um workshop sobre como fazer Macarrons e uma prova de vinho de mesa da Madeira.

Para hoje está prevista uma visita ao jardim de ervas aromáticas e flores comestíveis e a finalizar o dia  vai realizar-se um cocktail e jantar gourmet.