Turismo

Companhias aéreas 'low cost' batem recorde em 2012

A associação europeia de linhas aéreas 'low cost' [baixo custo] divulgou hoje, em comunicado, que as suas associadas transportaram, em 2012, um número recorde de passageiros transportados – acima dos 200 milhões de passageiros –, mantendo a tendência anual ascendente.

"Estes resultados demonstram que o modelo de negócio das 'low cost' não só é sustentável, mesmo em períodos de dificuldades económicas, como oferecem uma opção de transporte a preços acessíveis para os consumidores", disse o secretário-geral da associação, John Hanlon.

Segundo o comunicado, para o período entre Janeiro e Dezembro de 2012, as companhias que integram a Associação Europeia de Linhas Aéreas de Tarifas Baixas (ELFAA, na sigla inglesa) transportaram 202,4 milhões de passageiros, uma subida de 7,2% em relação ao ano anterior, enquanto o factor de carga se manteve estável em média 83,2%.

Para a ELFAA, isto significa que os aviões das suas associadas voaram com uma taxa de ocupação superior à das concorrentes, o que resulta em ganhos em eficiência tanto na perspectiva de negócio quanto na ambiental.