Turismo

Acordo com a Vinci para a privatização da ANA é assinado na quinta-feira

O acordo para a privatização da ANA -- Aeroportos de Portugal entre o Governo e o grupo francês Vinci vai ser formalizado na quinta-feira, processo que será acompanhado pelo pagamento de uma prestação inicial de 100 milhões de euros.

Em comunicado, o Ministério das Finanças informou hoje que decorre, na quinta-feira, a cerimónia de celebração de dois acordos, no âmbito do processo de privatização da ANA, anunciado em Dezembro.

O evento, que se realiza no salão nobre do Ministério das Finanças, às 15h30, vai contar com a presença do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, do lado do Governo.

O grupo francês Vinci vai estar representado pelo presidente da Vinci Airports, Nicolas Notebaert, e pelo presidente executivo da Vinci Concessions, Louis-Roch Burgard.

A formalização do acordo para a venda da ANA - o primeiro passo para a alienação da concessionária aeroportuária -, equivalente à promessa de compra e venda, que será acompanhada pelo pagamento de uma prestação inicial de 100 milhões de euros, chegou a estar prevista para Janeiro.

O Governo anunciou a 27 de Dezembro a decisão de vender 95% do capital da ANA à Vinci e concedeu um prazo máximo de nove meses para a empresa francesa pagar a totalidade dos 3.080 milhões de euros.