Turismo

Grupo SATA com resultados positivos de 500 mil euros em 2011

O grupo SATA registou em 2011 um lucro de 500 mil euros, embora as contas das duas companhias que o integram (SATA Air Açores e SATA Internacional) tenham apresentado resultados opostos nesse ano

O relatório de contas da companhia aérea açoriana, recentemente entregue no parlamento regional, e a que a agência Lusa teve acesso, demonstra que a Sata Air Açores (que opera inter-ilhas), teve um lucro de 1,4 milhões de euros, mas a SATA Internacional (que opera para fora da região), registou um prejuízo de 900 mil euros.

Os resultados das duas empresas foram considerados muito positivos por parte do Conselho de Administração do Grupo SATA, que destacou a "estabilidade e robustez" da estrutura de balanço das contas de 2011.

Em 2010, a SATA Internacional tinha tido um resultado líquido negativo de 3,8 milhões de euros, superior aos 900 mil euros contabilizados em 2011, ao passo que a SATA Air Açores havia registado um pequeno lucro de 138 mil euros em 2010, subindo para 1,4 milhões de euros no ano seguinte.

Os resultados operacionais das duas companhias passaram, num ano, em ambos os casos, de números negativos para números positivos, devido à descida "dramática" dos custos da SATA.

António Gomes de Meneses, presidente do grupo, escreve no relatório de contas que em 2012 a SATA Air Açores e a SATA Internacional, "tudo indica", apresentarão custos "mais baixos", tornando as duas companhias "mais competitivas e mais rentáveis".

As duas companhias apresentam, em conjunto, quase 160 milhões de euros de passivo (121 milhões na SATA Air Açores e 38 milhões na SATA Internacional).