Turismo

Operadores turísticos e agências de viagens desafiadas a divulgar 112

A Comissão Europeia e a Associação Europeia de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) estão a pedir aos operadores turísticos, aos agentes de viagens e à sua associação europeia que promovam o número de emergência pan-europeu, o 112, nos respectivos sítios Web e bilhetes electrónicos, assim como nos principais destinos turísticos.

O Vice-Presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, declarou que as empresas de transportes estão já a ajudar, sendo agora a vez de os operadores turísticos e os agentes de viagens darem o seu contributo. "Os cidadãos europeus, onde quer que se encontrem na UE, devem saber que a ajuda está apenas à distância de uma chamada" refere.

Por seu lado, o presidente da ECTAA, Boris Zgomba, garante que a ECTAA apoiará a campanha da Comissão no sentido de sensibilizar ainda mais a população para o número de emergência 112. "É com agrado que estamos associados a esta campanha, uma vez que um número de emergência único aplicável em toda a União Europeia é extremamente benéfico para os viajantes – isto é os nossos clientes – que possivelmente podem não saber que número local devem marcar em caso de emergência quando viajam fora do seu país de origem", referiu.

O 112 é o número de emergência europeu, para o qual se pode telefonar gratuitamente a partir de telefones fixos e móveis, em qualquer ponto da União Europeia e na Suíça. O 112 liga a pessoa que telefona a um serviço de emergência (polícia local, bombeiros ou serviços médicos) e permite-lhe falar com um operador em várias línguas europeias à escolha. Está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O número está agora operacional em todos os Estados-Membros da União Europeia, coexistindo com os números nacionais de emergência (como o 999 ou o 110). A Dinamarca, a Finlândia, Malta, os Países Baixos, Portugal, a Roménia e a Suécia decidiram, além disso, fazer do número 112 o seu único ou principal número nacional de emergência. Este número foi também escolhido por alguns países de fora da UE, como a Suíça, a Croácia, o Montenegro e a Turquia.

Resultados de um recente inquérito do Eurobarómetro Eurobarometer survey revelam que mais 5 milhões de pessoas do que há um ano conhecem o número de emergência 112.

Há um ano, os Vice-Presidentes da Comissão Europeia Neelie Kroes e Siim Kallas apelaram às empresas de transportes para que aderissem a uma iniciativa destinada a divulgar o 112 junto dos viajantes. Mais de 30 empresas e associações participaram na campanha. Assim, foram publicitadas informações sobre o 112 nos bilhetes eletrónicos, nas revistas de bordo, nos sítios Web das empresas participantes e através do contacto direto do seu pessoal com os viajantes.