50 Melhores Restaurantes do Mundo anunciados a 29 de Abril

O português Vila Joya, em Albufeira, está na lista de candidatos

Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo, lista  em que está incluído o português Vila Joya, em Albufeira, serão anunciados  em Londres a 29 de abril, contando com um novo prémio para o estabelecimento  com maiores preocupações ambientais e sociais.

Os galardões, organizados pela revista inglesa Restaurant, serão atribuídos  pelo 11.º ano consecutivo, distinguindo o Melhor Restaurante do Mundo e  a Melhor Chef Mundial Feminina, além do prémio Carreira e Escolha do Chef. 

Este ano, surge uma nova categoria: o prémio Restaurante Sustentável,  para o restaurante entre os 50 Melhores que "reflita maior preocupação ambiental  e social", anunciou a organização.    

Portugal assegurou a entrada para esta lista no ano passado, pela primeira  vez, com o restaurante Vila Joya (duas estrelas Michelin), que subiu 35  posições para o 45.º lugar. O 'Noma' (Dinamarca) foi, pelo terceiro ano  consecutivo, considerado o melhor restaurante, seguido de dois espanhóis,  'El Celler de Can Roca' e 'Mugaritz'.  

"Todos os anos aguardamos com entusiasmo a revelação da data para a  cerimónia de entrega dos prémios, pois marca o início da temporada dos 50  Melhores Restaurantes do Mundo", declarou o editor da revista Restaurant,  William Drew, que garante o empenho da publicação "para que os resultados  sejam uma reflexão criteriosa e precisa do cenário global e mais atual da  restauração, permitindo que os membros votem de forma alargada tanto em  pequenos e desconhecidos restaurantes em regiões isoladas, como nos mais  conhecidos restaurantes do mundo".   

A lista resulta de uma votação de mais de 900 profissionais da indústria  da restauração, dividida em 26 regiões de todo o mundo. Cada região tem  um painel, constituído por críticos de comida, escritores, 'chefs' e gastrónomos,  que elabora uma lista em ordem de preferência baseada nas experiências gastronómicas  dos melhores restaurantes dos últimos 18 meses, sem quaisquer critérios  pré-definidos.   

Em 2012, segundo a organização, mais de dois milhões de pessoas de 222  países visitaram o sítio na internet www.theworlds50best.com, e mais de  20.000 pessoas assistiram à transmissão em direto do evento.   

 
 

+A A -A