Hotel Quinta do Serrado com 75% assegurados

A gestão da unidade hoteleira valoriza a ruralidade do Porto Santo e não somente sol e praia. Foto DR
Eleita TripAdvisor Travelers' Choice 2013, a pequena unidade é exemplo para os grandes

O Hotel Quinta do Serrado, no Porto Santo, deu a volta por cima e é reconhecido hoje como o 3.º melhor hotel de pequeno porte da Região Autónoma pela 'TripAdvisor Travelers' Choice 2013'. Muito desse resultado é fruto do contrato com o maior operador turístico da Europa, a TUI Thomson. É uma parceria que tem valido ocupações garantidas de 75%.

Quatro anos depois de ter sido adquirida pelo empresário algarvio Manuel Santos, a transformação do conceito desta unidade hoteleira de campo, a única na ilha, resulta na consolidação da gestão, sobretudo depois de em finais de 2010 ter optado por dirigir directamente o negócio hoteleiro.

Além de ser o 3.º melhor hotel regional de pequeno porte, é o 1.º do Porto Santo (apenas dois na ilha entraram na lista) e o 15.º em Portugal, num mercado extremamente competitivo. Pode-se dizer que, por ser a escolha dos viajantes (mais de 75 milhões em todo o mundo comentam e dão opiniões, que resultam na classificação), a 11.ª edição desta iniciativa foi favorável à Madeira que teve 21 hotéis classificados pela TripAdvisor Travelers' Choice, o maior site de viagem do mundo.

Localizado no Sítio do Pedregal, ou seja na costa norte do Porto Santo e, portanto, longe da praia dourada, este pequeno hotel com 22 quartos, a aposta em oferecer aos visitantes a tranquilidade do campo, dos passeios a pé e a cavalo. Ou seja, algo que parece estranho numa ilha que está mais virada para o mar e os seus 9 quilómetros de areia amarela.

Manuel Santos explica que tem havido uma "grande aceitação", sobretudo desde 2011, com as vendas a subirem 70% nesse ano em relação a 2010. "Isto deve-se ao serviço de qualidade da equipa que coloquei e que a anterior gerência não estava a fazer", justifica. "Os nossos clientes têm dado grande contributo para estes resultados, mas o fruto é do trabalho realizado. É pena que tenhamos de fechar durante alguns meses", reporta à sazonalidade, hoje mais acentuada no Inverno porto-santense.

Com cada vez menos portugueses a visitar a ilha, mas baseando-se nas ocupações dos turistas estrangeiros trazidos pela TUI Thomson e pelo "boca a boca" que é valorizado lá fora, Manuel Santos diz que neste momento tem o hotel fechado, apenas com uma colaboradora. Mas logo que chegue o mês  de Maio vai começar a contratar pessoal, com a vinda de turistas. "Perante os resultados que temos tido, a qualidade que apresentamos, a TUI garantiu-nos uma ocupação de 75% num contrato de exclusividade de 15 quartos entre Maio e final de Outubro e princípios de Novembro", frisa. São quase todos britânicos e os outros quartos para pequenos operadores.

Serão seis meses de grande trabalho, tornando 2013 o melhor ano de ocupação neste pequeno hotel. Para já são 2.670 hóspedes garantidos em 2013, mais que os 1.782 em 2012, 1.184 em 2011 e, sobretudo, mais que as 710 dormidas  em 2010. O resultado está à vista.

+A A -A