Contos e lendas vão atrair turistas na região transfronteiriça do Douro
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro (AECT) anunciou a criação de uma nova marca turística, designada "Turismo de Contos e de Lendas", para ser aplicada naquela região transfronteiriça.
"O objetivo é criar uma marca chapéu que ajude a potenciar um novo conceito turístico, a ser aplicado na região de fronteira, tendo como base os contos, as lendas e as narrativas dos povos desta região ibérica", disse à Lusa o presidente do Concelho Setorial do Turismo do AECT Duero-Douro, Artur Nunes. Agora, em ambos os lados da fronteira, os promotores deste "novo conceito" pretendem recuperar todo um património imaterial onde os povos que habitam o território são os "principais atores". "Este é um produto turístico inovador, ao nível do turismo transfronteiriço, que vai permitir agregar um conjunto de iniciativas de forma a atrair mais turistas a uma região com potencial", frisou. Ao conceito estão associados outros elementos como a gastronomia, os monumentos, os produtos endógenos, percursos pedestres, fauna, flora, que serão aliados aos aspetos culturais comuns a uma região que é abrangida pela linha de fronteira "mais antiga da Europa". "Em cada localidade há uma lenda, e em cada história há um povo, sendo que cada um tem as suas tradições que precisarão de ser exploradas", acrescentou o também presidente da Câmara de Miranda do Douro. A recolha das tradições imateriais será efetuada junto para população sénior de cada um dos concelhos que integra o agrupamento, para assim se criar, da forma mais "fiel" possível, uma nova rota turística que permita ajudar a "impulsionar" o desenvolvimento sustentável deste território peninsular. "Esta promoção será feita em todos postos de turismo da região transfronteiriça abrangida pelo Douro Internacional e Beira Interior", concluiu Artur Nunes.