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EasyJet dá as boas-vindas aos aviões com emissão zero da Airbus

A easyJet dá as boas-vindas ao lançamento de três Airbus comerciais movidos a hidrogénio e com emissão zero, cujo primeiro pode ser lançado já a partir de 2035.

Trata-se de um projecto que junta a easyJet e a Airbus na procura pela próxima geração de aviões, estando a Airbus a trabalhar em três frentes para definir os impactos e requisitos necessários à introdução, em larga escala, de aparelhos sustentáveis nas infraestruturas e nas operações.

Em 2019, a easyJet e a Airbus anunciaram um projeto de pesquisa conjunto sobre aviões híbridos e elétricos para aprofundar a conhecimento sobre a operacionalidade e procura oportunidades e desafios nas infraestruturas da próxima geração de aviões. O trabalho continua com a Airbus em três frentes para definir os impactos e requisitos necessários para a introdução em larga escala de aparelhos sustentáveis de próxima geração nas infraestruturas e nas operações.

Johan Lundgren, CEO da easyJet, mostra-se “entusiasmado” com a revelação dos novos conceitos de aviões da Airbus - todos de emissão zero que utilizam hidrogénio como combustível e reafirma o compromisso da easyJet com um serviço mais sustentável. Dizx ainda que a easyJet está “disponível para colaborar no desenvolvimento destas novas tecnologias”, esperando ser “os primeiros a adoptá-las” quando chegarem ao mercado.

“Os avanços tecnológicos, que continuam a surgir apesar da pandemia e do imenso impacto que teve na indústria, são prova da inovação e do impulso deste sector. Uma coisa é certa: a confiança no poder de tecnologias disruptivas como a eléctrica e o hidrogénio para reinventar a aviação está a ser estimulado e isso promete ser particularmente interessante para companhias aéreas como a easyJet, com um setor médio de 1.100 km”, afirma o CEO da companhia aérea de baixo custo, frisando que este tipo de mudança tecnológica que é “absolutamente crucial e a easyJet está a apoiar o seu desenvolvimento.”

Vários estudos recentes têm mostrado como a combustão de hidrogénio e a tecnologia movida a célula de combustível de hidrogénio podem desempenhar um papel significativo no futuro mix de tecnologia de propulsão de aviação.

Anúncios recentes de políticas têm apoiado o aumento da produção de hidrogénio na próxima década - tanto no Reino Unido quanto na UE - para apoiar setores em que é mais difícil descarbonizar, como a aviação.

Desde Novembro do ano passado, a easyJet é a primeira grande companhia aérea do mundo a realizar voos com um impacto líquido de emissões de carbono zero, em toda a sua rede. A companhia aérea irá alcançar esse objectivo, compensando as emissões de carbono do combustível utilizado em todos os seus voos.

A companhia aérea vê isso como uma medida provisória até que uma nova tecnologia esteja disponível para descarbonizar a aviação. Entretanto, a easyJet continua focada em operar aviões mais eficientes, com baixo consumo de combustível.