Turismo

MSC retoma cruzeiros de forma 'Grandiosa'

O 'MSC Grandiosa' tornou-se ontem no primeiro navio da frota da MSC Cruzeiros a receber novamente hóspedes a bordo e o primeiro navio a ter implementado o protocolo de Saúde e Segurança da Companhia.

Os primeiros hóspedes iniciaram o embarque no navio emblemático da MSC Cruzeiros no porto de Génova ontem de manhã, chegando ao terminal de acordo com os horários indicados individualmente, e seguindo os novos procedimentos de triagem universal de acordo com o protocolo de Saúde e Segurança da companhia, que inclui medição da temperatura, exame médico de questionário de saúde e testagem por zaragatoa ao COVID-19 para todos os passageiros previamente ao embarque. Após concluir estas etapas e receber os resultados do teste no terminal, os passageiros aptos para viajar, embarcaram no navio de acordo com os novos procedimentos de saúde e segurança, que incluem higienização da bagagem de mão e de porão.

Todos os hóspedes receberam uma pulseira MSC for Me gratuita, que disponibiliza uma grande variedade de opções sem contacto físico enquanto estão a bordo, tais como abrir o camarote ou realizar pagamentos, e que também ajudará a facilitar a proximidade e rastreamento, caso seja necessário. Para além disso, nas últimas semanas, todos os membros da tripulação passaram por medidas de rastreamento de saúde igualmente rigorosas, que incluíram três testes COVID-19 em várias fases, bem como um período de isolamento antes de iniciarem as suas funções. Cada membro da tripulação será testado regularmente e sua saúde será monitorizada.

Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises comentou, “É verdadeiramente um prazer para mim estar aqui e viajar a bordo do primeiro dos nossos navios a regressar ao mar e a estar disponível para receber novamente os nossos hóspedes. O nosso principal objectivo ao longo destes últimos meses tem sido por em prática as medidas correctas que protegerão a saúde e segurança dos nossos passageiros, tripulação e as comunidades que visitamos. Ao mesmo tempo, trabalhámos para assegurar que conseguimos disponibilizar aos nossos hóspedes umas férias de cruzeiros onde possam desfrutar e continuar a usufruir da experiência com todos os elementos que já conhecem e adoram, desde o entretenimento e actividades a bordo às excursões protegidas.”

Após o embarque dos novos passageiros hoje em Civitavecchia, mais hóspedes vão embarcar nos portos de Nápoles e Palermo e o navio fará depois escala em Valetta, em Malta, antes de regressar a Génova no próximo Domingo. Ao longo do itinerário do navio, os hóspedes poderão desembarcar para desfrutar dos diferentes portos mas apenas como parte de uma excursão em terra da MSC Cruzeiros para usufruir dos diferentes portos de escala com um nível adicional de protecção, de modo a que sua experiência em terra esteja alinhada com os elevados padrões de saúde e segurança a bordo. Hoje, alguns hóspedes visitarão Roma, conhecendo todas as atracções da “Cidade Eterna”, em transferes higienizados com distanciamento social no local e acompanhados por guias turísticos e motoristas que também cumprem as rigorosas medidas de saúde e segurança.

Para esta fase inicial de regresso às operações, os dois navios da MSC Cruzeiros a operar no Mediterrâneo durante este Verão – o segundo será o MSC Magnifica no Mediterrâneo Oriental - irão inicialmente receber passageiros apenas residentes nos países Schengen.

Pilares Principais do Protocolo de Saúde e Segurança da MSC Cruzeiros

1.    Rastreio Universal de Saúde dos passageiros antes do embarque que consiste em três medidas abrangentes – medição da febre, questionário de saúde e um teste de zaragatoa COVID-19. Dependendo dos resultados do rastreio e de acordo com o histórico médico e de viagens do passageiro, um segundo rastreio ou teste de saúde será necessário. Caso alguém teste positivo, tenha sintomas ou febre, ser-lhe-á negado o embarque. Seguindo as directrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, os passageiros que viajam de países considerados como alto risco, terão que se submeter a um teste molecular RT-PCR, que deverá ser feito dentro de 72 horas antes do embarque. Toda a tripulação será testada a COVID-19 antes do embarque assim como regularmente durante o seu contrato;

2.    Elevados critérios de limpeza e higienização com introdução de novos métodos de limpeza, utilização de desinfetante próprio para hospitais e o saneamento do ar a bordo com tecnologia de luzes UV-C altamente eficaz que desinfetará o ar, matando cerca de 99,97% dos micróbios;

3.    Distanciamento Social será possível através da redução da capacidade dos passageiros a bordo, permitindo mais espaço para os passageiros, aproximadamente 10m2 por pessoa, baseado numa capacidade geral de 70%. A capacidade das áreas será reduzida, actividades adaptadas para permitir grupos mais reduzidos e os passageiros deverão reservar antecipadamente os serviços e actividades de forma a gerir o número de participantes. Quando o distanciamento social não for possível em espaços públicos, como nos elevadores, será pedido aos passageiros que utilizem uma máscara facial. As máscaras serão disponibilizadas diariamente aos passageiros no camarote e disponibilizadas pelo navio.

4.    Serviços médicos melhorados com tripulação altamente qualificada e treinada, o equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes suspeitos de contraírem COVID-19 e a disponibilidade de tratamento gratuito no centro médico de bordo para qualquer passageiro com sintomas. Camarotes especificamente isolados para o efeito estarão disponíveis para assegurar o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contactos próximos.

5.    Constante monitorização de saúde será conduzida durante o cruzeiro. Passageiros e tripulação terão medições diárias de temperatura não-invasivas quer quando regressem de uma escala quer numa estação especificamente dedicada para o efeito pelo navio para monitorizar o estado de saúde de todos os passageiros e membros da tripulação. Durante esta fase inicial de operações, para continuamente melhorar as medidas de protecção e evitar riscos para a saúde dos passageiros e os seus acompanhantes, os mesmos apenas poderão ir a terra em participação de uma excursão organizada pela MSC Cruzeiros. Isto quer dizer que a MSC Cruzeiros pode proteger a sua saúde em terra numa excursão que seguirá os mesmos altos padrões de saúde e segurança existentes a bordo. Asseguraremos que os transferes serão devidamente higienizadas e com o espaço adequado entre passageiros. Guias turísticos e condutores também serão submetidos a rastreios de saúde e usarão o apropriado EPI.

Um plano de resposta a contingências será activado se um caso suspeito for identificado, em colaboração próxima com as autoridades nacionais de saúde. O caso suspeito e contactos próximos seguirão as medidas de isolamento e poderão ter de desembarcar de acordo com os regulamentos locais e nacionais.

Sobre o MSC Grandiosa

O novo navio emblemático da Companhia, o MSC Grandiosa, foi inaugurado em Novembro de 2019, é o primeiro navio da geração Meraviglia-plus e vai disponibilizar uma vasta gama de experiências para os hóspedes, uma promenade ao estilo Mediterrânico única com tecto em LED, uma ampla selecção de restaurantes internacionais, incluindo cinco restaurantes de especialidades e um requintado MSC Yacht Club. O MSC Grandiosa é o segundo navio da MSC Cruzeiros a disponibilizar a ZOE, a primeira assistente pessoal virtual de cruzeiro de mundo, e novas actualizações para o programa de inovação digital inovador MSC for Me. O Cirque du Soleil at Sea será temporariamente suspenso a bordo do MSC Grandiosa por um curto período, devido às difíceis restrições de viagem dos artistas internacionais que actuam nos espectáculos. Serão disponibilizadas apresentações de música ao vivo no deslumbrante Carousel Lounge na popa do navio, incluindo um concerto teatral - The Beatles - A Musical Celebration e Who’s Who A 60’s Musical Celebration.