Turismo

'World Voyager' já faz testes de mar

Ver Galeria

Depois de em Outubro do ano passado ter lançado ao mar o 'World Explorer', navio de cruzeiro que já passou pela Madeira, é a vez do segundo navio de cruzeiros de mar da Mystic Cruises, o 'World Voyager' ser 'baptizado nas águas de Viana do Castelo, em cujos estaleiros foi construído.

O anúncio dos testes de mar foi feito na passada terça-feira, nas redes sociais do próprio presidente da companhia portuguesa, Mário Ferreira, acompanhado da foto que publicamos. "Saiu hoje muito cedo e com nevoeiro dos estaleiros de Viana o nosso segundo navio oceânico de expedições, o World Voyager iniciou uma viagem de 4 dias de testes de mar, dois navios na água mais quatro a caminho...", escreveu.

E ainda disse: "Parabéns a todos os funcionários envolvidos, que neste caso tiveram a dificuldade acrescida nos últimos meses de lidar com a COVID 19. Estou certo que partilhamos todos do orgulho de ver este belo é elegante navio a navegar. Obrigado."

Refira-se que os dois navios - e muito provavelmente os próximos cinco a lançar até 2023 - estão registados no Registo Internacional de Navios da Madeira, ostentando o nome 'Madeira' no casco e a bandeira portuguesa na popa.

Hoje é, portanto, o terceiro dia de testes de mar deste navio que terá custado cerca de 70 milhões de euros, tem 126 metros de comprimento, 19 metros de largura e 4,7 metros de calado, impulsionados por motores híbridos (diesel/eléctrico) Rolls Royce 9.000 kw e um sonar de alta tecnologia que permite navegar mais além, por entre o gelo. Poderá receber até 200 passageiros e uma tripulação de cerca de 100 pessoas. Tal como o 'Explorer', o 'Voyager' deverá ficar sedeado no porto de Kiel, Alemanha, que é a sede da Nicko Cruises, empresa do grupo Mystic Invest, que detém a exploração dos dois navios, sendo que a marca Quark Expeditions realizará as expedições.

Recentemente (27 de Julho) ao Jornal Económico, Mário Ferreira fazia as contas: "Já construímos o World Explorer, o Voyager acaba este mês de agosto e o Navigator está quase todo construído. Estão cinco navios oceânicos em construção nos Estaleiros de Viana, um para entrega em agosto, um para entrega em abril do próximo ano e assim sucessivamente todos os anos.”

Os próximos navios a lançar, estarão dedicados ao mercado norte-americano através da marca Atlas Ocean Voyages. E já têm nome e datas de lançamento: além do 'World Navigator' a lançar em 2021, o 'World Traveller' será lançado em 2022 e o 'World Seeker' no mesmo ano, seguindo-se o 'World Adventurer' em 2023 e o 'World Discoverer' também nesse ano.