Turismo

Reino Unido mantém a Madeira na 'lista negra' e inclui mais três: Andorra, Bélgica e Bahamas

O Governo do Reino Unido mantém inalterada a exigência de quarentena aos cidadãos e residentes na 'ilha' após viajarem para a Madeira. Continuam a ser 14 dias e, para acrescentar, há uma semana foi reforçado uma espécie de aviso dissuasor de que na Região Autónoma é obrigatório o uso de mácara em locais públicos, excepto idas à praia, passeios na serra, exercícios ao ar-livre e nos carros em partilha dos membros da mesma família.

Na actualização de ontem, Andorra, Bélgica e Bahamas foram removidos da lista de isenções para a 'Global Travel Advisory' com base na avaliação actual dos riscos COVID-19", informa a nota publicada ontem no site do Governo britânico. E reforça: "Andorra, Bélgica e Bahamas não estão mais isentos da recomendação do FCO contra todas as viagens internacionais não essenciais. O FCO desaconselha todas as viagens a Andorra, Bélgica e Bahamas, excepto viagens essenciais."

Refira-se que a anterior actualização tinha ocorrido a 31 de Julho e incluía o Luxemburgo na 'lista negra' que já inclui vários países e territórios, incluindo Portugal como um todo sem excepcionar os territórios insulares como a Madeira e os Açores, apesar de claramente com uma situação epidemiológica muito mais ligeira.

Noutra nota, o Governo do Reino Unido explica que os três países "serão removidos da lista de corredores de viagens às 4h do sábado, 8 de Agosto de 2020", ou seja a partir de amanhã. "Se chegar a Inglaterra vindo de Andorra, Bahamas ou Bélgica às 4h ou depois das 4h do dia 8 de Agosto, precisará de se isolar. Se chegar a Inglaterra vindo de Andorra, Bahamas ou Bélgica antes das 4h do dia 8 de Agosto, talvez não seja necessário isolar-se", deixa claro.