Turismo

Ilhas Baleares registam aumento de cancelamentos pela obrigatoriedade de uso de máscara

A obrigatoriedade do usto de máscaras de protecção em todo o lado nas Ilhas Baleraes, desde o dia 13 de Julho, há cerca de duas semanas, está a gerar um aumento dos cancelamentos nos hotéis da região insular de Espanha. A notícia foi destaque no jornal 'ultimahora.es' que relembra que medida semelhante aconteceu na Catalunha, mas por haver um aumento de casos de contágio comunitário para o novo coronavírus.

"A Associação das Cadeias Hoteleiras Baleares (ACH) e a Federação Empresarial de Hotéis de Maiorca (FEHM) confirmaram nesta sexta-feira (11 de Julho) que hoteleiros em Maiorca e no resto das ilhas estão a registar cancelamentos de reservas, pois a nova medida foi anunciada na Alemanha e no Reino Unido que a medida do governo para a obrigação de usar uma máscara a partir da segunda-feira seguinte".

"Todas as redes acumularam nas últimas vinte e quatro horas uma série de cancelamentos de reservas de todos os mercados emissores, o que quebra a tendência de recuperação que tivemos até o momento desde o final do teste piloto em Maiorca. Podemos dizer que se trata de adotar uma medida que vem na pior hora ", escrevia o jornal, citando o presidente da ACH, Gabriel Llobera.

Para as cadeias “nos mercados emissores, existe a sensação de que há um problema e isso causou o cancelamento de reservas de hotéis, como o grupo turístico alemão TUI já nos disse. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de regulamentação, ainda mais quando todos os empresários são apanhados de surpresa".

O facto do Reino Unido ter imposto quarentena obrigatória aos cidadãos britânicos que regtessem de Espanha, incluindo as Baleares e as Canárias, desde a última semana, também não veio ajudar, ainda que o governo espanhol tenha tentado separar os dois arquiplélagos destas restrições. Medida alías que a Madeira e os Açores têm reclamado desde o início do mês, mas sem sucesso.

Refira-se que a Madeira adoptou esta medida preventiva, anunciada ontem em conferência de imprensa conjunta do Vice-Presidente e dos secretários regionais da Saúde e do Turismo, medida essa que foi muito mal recebida por grande parte da população. As reacções não se fizeram esperar e logo ssurgiu uma petição apelando ao Governo para fazer marcha-atrás na obrigação de usar máscara a partir de sábado, 1 de Agosto.

A Madeira também estará a registar alguma resistência do mercado, inclusive cancelamentos mas, para já, não por causa desta medida mais recente, mas sim pela dificuldade dos turistas conseguirem realizar o teste à covid-19, nomeadamente na região de Lisboa. Há quem prefira desistir das férias na Madeira a ter de arriscar a ficar 'preso' na ilha ao fazer o teste no Aeroporto e, caso dê positivo, ter as férias estragadas pela obrigatoriedade de quarentena durante 14 dias.