Turismo

TUI cancela estadias de britânicos em Espanha continental até 9 de Agosto

O operador turístico TUI decidiu cancelar todas as estadias britânicas em Espanha continental a partir de hoje e até 09 de agosto devido à quarentena imposta pelo Governo britânico, enquanto as principais companhias aéreas mantêm os seus voos.

A UIS UK, a filial britânica do operador turístico alemão, declara num comunicado de imprensa que a sua decisão não se aplica às Ilhas Baleares e às Ilhas Canárias, apesar de estas ilhas serem afetadas pela quarentena.

Para os viajantes que se encontram atualmente em Espanha nada muda, salienta a UIS. Podem continuar as suas estadias e os seus voos de regresso são mantidos.

O operador turístico oferecerá reembolsos ou novas reservas para os britânicos que deveriam viajar para Espanha a partir de hoje.

A UIS, que está a pressionar para o estabelecimento de corredores aéreos regionais, explica que está em contacto com o Governo britânico para compreender porque é que o Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda evitar viagens não essenciais para Espanha, mas não para as Ilhas Baleares e Canárias, ao contrário da quarentena que diz respeito a todo o país.

Desde domingo, o Governo britânico impôs uma quarentena aos passageiros que chegam de Espanha, uma vez que os casos de covid-19 triplicaram em duas semanas no país, particularmente na região turística da Catalunha.

Sem aviso prévio, os viajantes provenientes deste destino muito popular entre os britânicos devem agora isolar-se durante duas semanas à chegada.

Por seu lado, companhias aéreas britânicas como a British Airways e a EasyJet mantêm, por enquanto, os horários de voo para Espanha, embora lamentem a decisão do Governo britânico.

"Este é, infelizmente, mais um golpe para os turistas britânicos e um golpe que terá certamente um impacto numa indústria aérea já em dificuldades", salienta a British Airways.

A EasyJet disse estar "desapontada" por a quarentena dizer respeito a toda a Espanha, embora considere que o aumento dos casos de covid-19 afeta apenas algumas regiões.

A quarentena, que chega em pleno Verão, preocupa o setor do turismo, que tentava recuperar de uma paralisia de atividade durante as longas semanas de confinamento, o que colocou as suas finanças sob pressão e levou à perda de milhares de postos de trabalho.

Os investidores estavam preocupados com a situação e, como resultado, as ações dos principais grupos do setor caíram hoje de manhã na Bolsa de Londres.

Por volta das 07:50 TMG, a IAG, companhia mãe da British Airways, perdeu 9,42%, a EasyJet 12,53% e a TUI 13,40%.