Turismo

Easyjet inicia hoje 51 rotas a partir de Portugal

A easyJet começa a voar para 51 das suas 64 rotas dos 4 principais aeroportos de Portugal – Lisboa, Porto, Faro e Funchal – a partir de hoje, 1 de Julho. A retoma da operação faz com que 2/3 da tripulação easyJet (pilotos e pessoal de cabine) volte também a voar.

França, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Luxemburgo e Itália serão os destinos para onde a easyJet irá voar a partir de Portugal. Servindo Portugal de Norte a Sul por igual, a easyJet reforça ainda mais a sua posição como companhia verdadeiramente nacional.

Haverá menos frequências de voos em oferta, no entanto, a easyJet prevê que voará cerca de 80% e 92% das rotas que servem Portugal nos meses de Verão.

A easyJet globalmente planeia voar 50% das suas 1022 rotas em Julho e 75% em Agosto, embora com uma frequência mais baixa de voos equivalente a cerca de 30% da capacidade normal de Julho a Setembro.

"Hoje recuperamos 80% das nossas rotas e trazemos para junto dos nossos passageiros 2/3 da nossa tripulação. Não podíamos estar mais satisfeitos pois vamos viajar para a maior parte das nossas rotas pela Europa, o que significa que os clientes ainda podem chegar ao destino escolhido para as férias de Verão deste ano.

Vamos ter rotas disponíveis nos 4 aeroportos portugueses para garantirmos que nestes tempos difíceis vamos continua a dar Portugal a conhecer ao mundo e a permitir aos Portugueses voarem em segurança e a preços acessíveis, afirma José Lopes, director geral da easyJet Portugal.

O responsável ressalva que "este arranque será feito ainda num cenário de incerteza e por isso com menos frequências do que o habitual, apenas 30% da oferta normal", mas garante que a companhia continuará a "monitorizar a evolução da procura e das restrições nos diversos mercados para irmos ajustando gradualmente a oferta",

A easyJet iniciou os voos a partir de 15 de Junho e implementou uma série de medidas elaboradas em conjunto com as autoridades de aviação, a EASA e a ICAO e a nível nacional para ajudar a garantir a segurança e co bem-estar dos passageiros e da tripulação.

"Estas medidas incluem também a limpeza e desinfecção aprimoradas dos aviões e a exigência de que os passageiros e a tripulação devem usar máscaras. Os clientes poderão praticar o distanciamento social nos aeroportos, nos portões e durante o embarque. A bordo, e sempre que possível, a tripulação convidará os passageiros a distanciarem-se dos clientes que não pertencem ao mesmo grupo quando há lugares disponíveis", explica a easyjet em comunicado.

Com efeito,  e no que toca à limpeza, todos os aviões estarão sujeitos a um processo diário de desinfecção, que fornece protecção de superfície contra vírus por pelo menos 24 horas.

Por outro lado, "para minimizar os movimentos da tripulação dentro da cabine e manter os mais altos níveis de higiene possíveis, o serviço Bistro e Boutique não estará disponível. Além disso, todos os voos serão abastecidos com equipamento sanitário extra, incluindo máscaras, luvas e desinfetante para as mãos, para garantir que estejam sempre disponíveis aos clientes e à tripulação a bordo, se necessário".

Além disso, acompanhia destaca que "os aviões da easyJet já estão equipados com a mais avançada tecnologia de filtragem de ar, utilizando filtros de detenção de partículas de alta eficiência ou filtros HEPA, com a capacidade de capturar 99,97% de contaminantes transportados pelo ar, como vírus e bactérias. Estes filtros são os mesmos que se utilizam em hospitais e através deles o ar na cabine é constantemente filtrado e substituído sendo ar fresco introduzido na cabine a cada 3-4 minutos".

No aeroporto, os clientes poderão utilizar os balcões automáticos de entrega de bagagem para fazer o check-in da sua bagagem de porão e serão instalados monitores nos balcões de check-in dos aeroportos onde a entrega automática de malas não está disponível.

As tripulações de bordo e de terra não manusearão nenhum documento do cliente durante o processo de embarque; portanto, os passageiros deverão apresentar e digitalizar os seus próprios documentos, pelo que easyJet  incentiva todos os clientes a fazer o check-in on-line e a fazer o download do seu cartão de embarque no smartphone ou a imprimi-lo antes de chegar ao aeroporto.

A equipa de terra também usará luvas e máscaras o tempo todo ao transportar a bagagem do cliente de e para a avião.

A easyJet assegura ainda que "está a trabalhar com todos os aeroportos em que opera para compreender quais medidas serão adoptadas para proteger os clientes", bem como com "as autoridades nacionais relevantes para avaliar, rever e adaptar medidas necessárias a longo prazo".