Turismo

Eduardo Jesus sensibiliza embaixador para corredor turístico com o Reino Unido

O secretário regional de Turismo e Cultura escreveu hoje uma carta ao embaixador do Reino Unido em Portugal, Christopher Sainty, acerca da “Retoma das viagens na Europa – Corredor Turístico: Região Autónoma da Madeira/Reino Unido”. Uma missiva que reforça uma outra endereçada ontem pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, com o mesmo propósito, ao Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Na carta, Eduardo Jesus expressa que o Governo Regional partilha das preocupações relativas à contenção da epidemia reduzindo o risco de contágio e a progressão da doença Covid-19, e consequente salvaguarda da saúde pública dos cidadãos, apoiando todas as medidas que possam contribuir para tal desiderato, e solicita às Autoridades do Reino Unido  que a “situação ímpar da Região Autónoma da Madeira seja salvaguardada na eminente decisão relativa aos ‘corredores aéreos’ que evitam o cumprimento da quarentena por parte dos cidadãos britânicos que visitem esta Região”.

O secretário regional de Turismo e Cultura sublinha que a situação epidemiológica da Região Autónoma da Madeira “não é comparável à situação verificada no território continental português ou em outras regiões europeias ou Estados-Membros. A Região evidencia uma trajectória positiva na contenção e no tratamento da infecção por Covid-19. Regista 92 casos positivos, 90 casos recuperados e apenas 2 casos activos, identificados em contexto de rastreio no Aeroporto Internacional da Madeira, sendo a única Região do país sem registo de óbitos e onde não se verificou nem se verifica transmissão comunitária activa para a Covid-19”.

Eduardo Jesus avança que o Governo Regional da Madeira, entre outras decisões, “implementou medidas de rastreamento, medidas de segurança sanitária, utilização de equipamentos de proteção individual e distanciamento social. Acrescem a estas, um rigoroso controle sanitário implementado nos Aeroportos da Região Autónoma da Madeira: os passageiros à chegada são submetidos à triagem térmica, a inquérito epidemiológico e à realização de teste PCR de despiste ao SARS-CoV-2”.

Assim, a concluir a carta, o governante madeirense sublinha que “hoje, mais do que nunca, ter Confiança e Segurança no Destino de Férias é determinante na sua escolha e, no momento atual, na opção de viajar.  E o Destino Madeira quer continuar a merecer a confiança dos cidadãos britânicos, de que é exemplo, as rotas aéreas diretas com a Região: Leeds, Manchester, Newcastle, Edimburgo, Birmingham, Glasgow, East Midlands, Londres Stansted”.